“As metodologias de ensino de Geografia como de outras áreas do conhecimento constituem-se na atualidade como um desafio para os educadores. Diante de um mundo com forte avanço tecnológico e em constantes transformações, é inegável que o ensino de Geografia também deva fazer parte deste contexto de redefinições mundiais, tornando-se necessário acompanhar o ritmo em que ocorrem essas mudanças. Para isso, adequar o ensino de Geografia a esse contexto de mudanças, proporcionando aos alunos um ensino voltado para o seu cotidiano, descrevendo a realidade vivenciada no seu dia a dia, torna-se imprescindível”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Renágila. S. A importância da música nas aulas de Geografia: Práticas e métodos diferenciados no uso da música como metodologia de ensino nas aulas de geografia. . Acesso em: 28 abr. 2017. Considerando os conteúdos do livro-base Encaminhamentos metodológicos para o ensino de Geografia sobre a utilização de música nas aulas de Geografia, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas: ( ) A utilização da música nas aulas de Geografia possibilita um trabalho interdisciplinar devido às suas potencialidades e possibilidades. ( ) A formação de conceitos relativos à Geografia pode ser potencializada pela linguagem musical utilizada em sala de aula. ( ) Devido à sua relevância para o ensino, as letras de músicas passaram a compor os livros didáticos como meio de exemplificar certos conteúdos da Geografia. ( ) Para utilizar a música como um recurso didático no ensino da Geografia, é importante sempre utilizar o mesmo intérprete para que os alunos possam identificar com clareza o tema retratado na canção. Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta: A V – F – V – F B F – V – V – F C V – V – V – F D F – V – V – V E V – F – F – V
Respostas
Resposta:
(C) V – V – V – F
Explicação:
as alternativas I, II e III estão corretas. A utilização da música como um recurso didático nas escolas vem se ampliando ao longo dos últimos anos. Tal crescimento decorre das potencialidades de sua utilização e pela possibilidade de trabalho em distintas disciplinas e, entre elas, em projetos de multidisciplinaridade. A linguagem musical pode tanto potencializar a formação dos conceitos e representações quanto estimular a relação mais próxima entre professores e alunos. Sua relevância para o ensino pode ser observada, inclusive, nos livros didáticos, entre os quais alguns passaram a trazer letras de músicas como meio de exemplificar certos conteúdos e enriquecer a análise. A alternativa IV está incorreta. Mais um aspecto que gostaríamos de salientar é a necessidade de evitarmos utilizar um único intérprete ao adotarmos a música como um recurso didático. Nesse sentido, trazemos as discussões apresentadas por Pinheiro et al (2004), os quais sugerem propostas de atividades em sala a partir do uso das músicas de Luiz Gonzaga. Como os próprios autores afirmam, utilizar em uma turma somente as músicas de um único intérprete repetidas vezes, pode ter um efeito contrário ao desejado, pois pode amenizar ou até anular o impacto das letras, no caso específico do caso relatado, sobre o Nordeste brasileiro (livro-base, p. 97-100).
Na realidade, a música é um excelente recurso para que a aprendizagem seja transmitida. O educador pode utilizar conceitos básicos para apresentar temas, situações, apresentar lugares e ideias, como no caso do educador de geografia, (citado no texto) logo, V-V-V-F.
Como podemos observar a utilização da música em sala de aula?
Como uma prática interdisciplinar, onde o educador deve contribuir para o auxílio do desenvolvimento cognitivo da criança, assim como na maturação corporal, e, no entendimento sobre a subjetividade e questões mais amplas do que aquelas apresentadas seguindo os conteúdos do livro didático e os materiais complementares.
Mais sobre a educação básica:
https://brainly.com.br/tarefa/20781177
#SPJ2