Respostas
Resposta: O comprimento é de 8,4 cm.
Explicação passo a passo:
1. Explicação Teórica
Para encontrarmos o comprimento de uma circunferência é necessário saber o valor do raio, para que possamos aplicar a fórmula:
, onde C é o comprimento da circunferência, que queremos encontrar, e representa o raio dessa figura geométrica.
No nosso caso, o raio da circunferência não está explícito, mas pode ser calculado! Sabendo que o raio é a medida que pode ser feita traçando uma reta do ponto central da circunferência (neste caso, o pequeno ponto preto no meio) até qualquer ponto que esteja na "superfície" dela, podemos encontrar esse valor se descobrirmos o valor da diagonal do quadrado, já que essa semirreta sai de um ponto em um extremo da circunferência, chega em outro e passa pelo centro. Bom, para descobrirmos essa diagonal, vamos usar o Teorema de Pitágoras, realizando a operação:
, onde a e b são os menores lados de um triângulo reto (catetos) e c é o maior lado (hipotenusa). Podemos fazer essa consideração, encarando que um quadrado pode ser construído por dois triângulos retos, cujas hipotenusas são uma diagonal do quadrado.
2. Passo a passo prático
Se sabemos que a área do quadrado é de 4m², e que a área de um quadrado é dada por , então cada lado do nosso quadrado mede 2m. Portanto, a diagonal do nosso quadrado pode ser dada fazendo a operação:
, sendo c o valor da nossa diagonal
Dado pelo enunciado, devemos encarar , podendo então assumir o valor de c como sendo .
Ao contrário do que se pode pensar inicialmente, esse não é o valor do raio, mas o valor do diâmetro, pois ilustra uma semirreta que liga dois extremos da circunferência, passando pelo meio. O raio representa apenas metade desse comprimento. Ou seja:
Sabendo disso, substituímos o valor do raio na fórmula:
Encarando , podemos concluir que .
Portanto a circunferência possui comprimento de 8,4 metros. Entretanto, as respostas parecem exibir a unidade errada. Considere apenas o módulo da medida e marque a alternativa 8,4 cm!