Respostas
Explicação:
Desmatamento. O desmatamento também figura entre os mais graves impactos ambientais da atualidade. Entre suas causas podemos citar a extração de madeira, a substituição de florestas por monoculturas ou áreas de pastagem, a atividade mineradora, a urbanização etc.
Resposta: Coloquei três exemplos pra vc escolher dois de sua preferencia.
Construção de rodovias: apesar de reduzir o tempo de deslocamento entre dois locais para a população humana essa ação pode trazer grandes prejuízos para a fauna e flora nativa. Para se construir uma rodovia, é necessário o desmate de áreas verdes, diminuindo o habitat de espécies locais, além de impedir que populações animais que ali vivem sejam capazes de cruzar as estradas para se alimentarem ou reproduzirem e, como consequência, muitos deles são mortos por atropelamentos.
MINERAÇÃO: com a escavação de sítios de mineração, ocorre a deposição de rejeitos em outras áreas, levando à erosão do solo (devido à perda de cobertura vegetal). Há também, o comprometimento dos lençóis freáticos devido a falta de monitoramento para escavação. Devido ao carregamento de metais pesados e compostos químicos pela água e pelo vento, ocorrem danos ao ambiente aquático (diminuindo a quantidade de oxigênio diluído) e impedimento de água pela população e por animais por causa da deposição de camadas de substâncias tóxicas e não-tóxicas na superfície, podendo até levar a acidificação dos lagos. Isso acaba por diminuir a qualidade de vida dos moradores próximos, tanto pela baixa na qualidade da água consumida quanto pela presença de partículas de minérios e poeira no ar (que podem causar problemas respiratórios); ademais, há o risco de deslizamento desses sítios de mineração podendo provocar danos tanto a cidades quanto ao meio ambiente.
DESMATAMENTO de áreas naturais para uso agropecuário: a agropecuária tem um papel importante na sobrevivência humana, em contrapartida, é necessário o desmatamento de grandes áreas de florestas para conseguir obter espaço e utilizar os nutrientes do solo, tanto para plantações ou para pastagem de animais domésticos. Um reflexo disso são as mudanças climáticas, o desflorestamento acaba por modificar o clima local, tornando-o mais quente e seco, o que por sua vez gera a desertificação de áreas; além disso é capaz de aumentar a concentração de CO2 na atmosfera, aumentando, assim, a temperatura global.