• Matéria: Matemática
  • Autor: tiagofdamasceno
  • Perguntado 3 anos atrás

O cálculo diferencial é uma ferramenta bastante útil na matemática e na física, uma vez que ele possibilita a obtenção de diferentes equacionamentos que correlacionam as variáveis de interesse. Na Física, por exemplo, podemos querer calcular a posição s(t) de um objeto dada sua velocidade v(t). Isso corresponde a encontrar uma função cuja derivada seja a função velocidade v(t). Uma função F(x) cuja derivada seja f (x) é denominada uma antiderivada de f (x). Nesse contexto, sabendo que a velocidade de um trem bala é dada por v(t)= 4t³ + 3t² - 2t, determine a distância (em metros) percorrida durante os 4 segundos iniciais da viagem, partindo da posição x = 0 metros.

A. 320 metros

B. 288 metros

C. 316 metros

D. 222 metros

E. 273 metros

Respostas

respondido por: procentaury
7

A distância percorrida durante os 4 segundos iniciais da viagem é 304 m.

(Não há alternativa correta).

  • Tendo a posição (s) de um objeto em função do tempo, s(t), pode-se obter a função de sua velocidade através da derivada da função s(t).

\large \text  {$ \sf v(t) = \dfrac{d}{dt} s(t)$}

  • A velocidade de um trem bala é dada por

v(t)= 4t³ + 3t² − 2t

  • Determine a antiderivada (integral) da função velocidade para obter a função da posição.

\large \text  {$ \sf s(t) = \int v(t) $}

\large \text  {$ \sf s(t) = \int (4t^3+3t^2-2t) $}

\large \text  {$ \sf s(t) = \dfrac{4t^4}{4}+\dfrac{3t^3}{3}-\dfrac{2}{2}t^2 $}

s(t) = t⁴ + t³ − t² + c

  • Se a posição inicial é zero então para t = 0, s(t) = 0, portanto a constante c vale zero.

s(t) = t⁴ + t³ − t²

  • Conforme as equações, a aceleração e velocidade inicial são negativas, e portanto o trem se desloca pra trás, vamos desprezar esse deslocamento negativo pois não é suposto o trem andar pra trás na partida, (calculando esse deslocamento negativo obtém-se 7 cm, ou 14 cm ida e volta e portanto é um valor desprezível).
  • Determine a posição do trem para t = 4 s.

s(t) = t⁴ + t³ − t²

s(4) = 4⁴ + 4³ − 4²

s(4) = 256 + 64 − 16

S(4) = 304 m

A distância percorrida durante os 4 segundos iniciais da viagem é 304 m.

(Não há alternativa correta).

Aprenda mais em:

  • https://brainly.com.br/tarefa/49099101
  • https://brainly.com.br/tarefa/35188555
Anexos:

tiagofdamasceno: Muito obrigado, @procentaury! Eu cheguei a mesma conclusão que você (304 metros). Essa foi uma questão de prova minha. Certamente a questão está incorreta quanto as alternativas disponíveis. Vou entrar com recurso para pedir anulação. Mais uma vez, meus sinceros agradecimentos!
procentaury: A questão é também um pouco ilógica quanto às equações, pois velocidade e aceleração aumentam indefinidamente. Com alguns cálculos adicionais observa-se que para t = 0,2s obtêm-se uma velocidade negativa, a aceleração também é negativa até t ≈ 0,2287s. O espaço andado para trás é de 7 cm adicionando portanto 14 cm à "distância percorrida".
Na minha resposta foi obtido a "posição" do trem (304 m), não somei os 14 cm porque é um valor desprezível e não é suposto o trem andar para trás.
procentaury: A questão é também um pouco ilógica quanto às equações, pois velocidade e aceleração aumentam indefinidamente. Com alguns cálculos adicionais observa-se que para t = 0,2s obtêm-se uma velocidade negativa, a aceleração também é negativa até t ≈ 0,2287s. O espaço andado para trás é de 7 cm adicionando portanto 14 cm à "distância percorrida".
Na minha resposta foi obtido a "posição" do trem (304 m), não somei os 14 cm porque é um valor desprezível e não é suposto o trem andar para trás.
procentaury: Acrescentei um tópico na resposta sobre isso e adicionei uma imagem com os gráficos s(t), v(t) e a(t) do período inicial, observe que inicialmente a aceleração, velocidade e posição são negativos.
Perguntas similares