• Matéria: Sociologia
  • Autor: daniellaferraz1
  • Perguntado 3 anos atrás

Desafio:
Observe o cotidiano de uma profissional do Serviço Social de um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em um município de 50 mil habitantes.

Descrição da imagem não disponível
​​​​​​​

Por meio desta observação, descreva o cotidiano da assistente social, considerando os conceitos propostos por Agnes Heller. Perceba as ações que são realizadas e que permitem a essa profissional ser inteira individual e coletiva, com capacidades e habilidades próprias.

Respostas

respondido por: pamelacristinaederme
0

se essa profissional e ser individual

respondido por: kikasaggiorobrpcsjeo
2

Resposta:Padrão de resposta esperado

É possível observar que a assistente social acorda cedo, sai para o trabalho, pega um ônibus cheio e ao chegar ao CREAS, participa de uma reunião de equipe que parece agradável e leve. Após a reunião, ela almoça, optando por uma comida saudável e equilibrada. Volta ao trabalho para um atendimento a um grupo de usuários do CREAS, os quais propõem uma atividade em que utilizariam papel e caneta. Após esse atendimento, ela tem o compromisso de palestrar em um seminário sobre o seu trabalho com a população usuária do CREAS, ou seja, indivíduos e famílias que tiveram seus direitos sociais ameaçados ou violados. Ela tem habilidade para falar em público, atender diretamente os usuários, além de trabalhar bem em equipe. A assistente social volta para casa de ônibus, mas antes, passa no supermercado e, ao chegar em sua casa, a encontra bagunçada, o que sugere que ela terá uma dupla jornada de trabalho.

Olhar para esse cotidiano e valorizar a subjetividade que ele carrega é o resgate feito por Heller, que coloca o sujeito no centro do processo histórico em busca de sua humanização. Essa é a grande contribuição da autora: colocar o indivíduo da vida cotidiana no centro das reflexões. Ela chama atenção para a banalização do cotidiano e mostra o quão importante ele é, pois não há quem esteja fora dele, o cotidiano é a vida de todo homem. Por meio do cotidiano, das ações que podem se cristalizar, levando o indivíduo à margem do movimento, pode haver a alienação da vida cotidiana, onde o indivíduo pode ser levado a alienar-se, sendo assim fundamental a intervenção do assistente social

Explicação:

Perguntas similares