Respostas
Resposta:
A culinária nordestina foi diretamente influenciada pelos fatores socioeconômicos da região. Os pratos possuem características da culinária portuguesa, conhecida durante o período colonial; da cultura africana, absorvida na época da escravidão; e da comida indígena, herança da população nativa
Resposta:
R: Sabemos que a culinária nordestina foi diretamente influenciada pelos fatores socioeconômicos da região. Os pratos contém características da culinária portuguesa do período colonial, ou seja, quando temos a presença da escravidão, que trará consigo a cultura africana, e também a herança da população nativa, os indígenas. Os pratos da culinária da região Nordeste caracterizam-se pela presença marcante de temperos fortes e apimentados. Carne seca (carne de sol ou jabá), peixes e frutos do mar são presenças marcantes quase obrigatórias na culinária do Nordeste.
Principais pratos da culinária nordestina: moqueca, vatapá, buchada de bode, acarajé, sarapatel e sururu.
É imprescindível salientar que a história da culinária nordestina é facilmente confundida com a história da cozinha brasileira, porque foi pela costa litorânea nordestina que os navios colonizadores portugueses chegaram ao Brasil pela primeira vez. Logo, a cultura europeia e os costumes nativos rapidamente se fundiram com costumes de escravos africanos que foram trazidos pelos colonizadores.
Grande parte da dessa culinária é influênciada pela Lusa e africana, pois são os colonizadores europeus e escravos africanos que preparam os pratos e utilizaram ingredientes considerados típicos do nordeste, como cuscuz e o azeite de dendê, que são heranças africanas.
Espero ter ajudado!
Quaisquer dúvidas à disposição! Bons estudos.