Duas lâmpadas incandescentes L1 e L2 com resistências elétricas respectivamente igual a R1 e R2 > R1 são conectadas em série.
A) qual das lâmpadas brilha mais intensamente ? Justifique sua resposta.
B) e se elas fossem conectadas em paralelo?
Respostas
O brilho das lâmpadas está diretamente relacionado a potência elétrica delas. Em uma associação em série, a corrente é sempre constante e podemos calcular a potência da seguinte forma:
ou
ou
Note que, na primeira relação, ao aumentarmos a resistência, aumentamos a potência.
Já na segunda relação, ao aumentarmos a resistência, diminuimos a potência.
Com isso, podemos dizer que:
a) Em série, a lâmpada L2 terá mais brilho, já que possui mais resistência
b) Em paralelo, a Lâmpada L1 terá mais brilho, já que tem menor resistência
Resposta:
O brilho das lâmpadas está diretamente relacionado a potência elétrica delas. Podemos calcular a potência da seguinte forma:
P = U.i
Vale lembrar que na associação em paralelo, a diferença de potencial (U), é igual para as duas lâmpadas, então a potência será maior onde a corrente (i) for maior.
Já na associação em série, a corrente (i), é igual para as duas lâmpadas, então a potência será maior onde a diferença de potencial (U) for maior.
Através da primeira lei de ohm (U = r.i), sabe-se que a diferença de potencial é diretamente proporcional à resistência, já a corrente é inversamente proporcional à resistência.
A) Seguindo esse raciocínio, sabe-se que na associação em série, L2, que tem maior resistência, vai ter maior diferença de potencial e portanto maior potência, brilhando mais.
b) Já se as lâmpadas forem conectadas em paralelo, L1, que tem menor resistência, vai ter maior corrente e portanto maior potência, brilhando mais.