Com a abolição da escravidão em 1888 muitos fazendeiros de café do vale do paraíba tradicionalmente.
Respostas
Isto aconteceu, acima de tudo, como uma forma de retaliar o Imperador por causa dos termos da abolição, que os latifundiários produtores de café, que lucravam muito com o uso da mão de obra escrava, consideraram injustos.
Eles não foram, na visão deles, adequadamente "ressarcidos" pelo "prejuízo" que a abolição representava: perderam uma grande quantia de "capital" ao perder o controle dos seus escravizados, e viam o governo como tendo sido demasiadamente generoso com a abolição, mas sem levar em conta os interesses dos latifundiários.
Explicação:
Os fazendeiros de café passaram a apoiar a República por terem se sentido traídos pelo modo como a Abolição da Escravatura foi feita.
A posse da mão de obra escrava era a base do poder econômico dos latifundiários e, por mais que a Abolição já fosse esperada como algo inevitável - apenas o Brasil, dentre as grandes nações, não havia abolido a escravidão - os latifundiários esperavam receber compensações econômicas e garantias fiscais pelas perdas que tiveram com a abolição.
Como estas garantias não foram dadas, passaram a se opor ao Imperador e defender a República, que eles mesmos controlariam e garantiriam que seus interesses econômicos fossem atendidos.