• Matéria: História
  • Autor: leehayunsuga0028
  • Perguntado 3 anos atrás

1) O que os filhos dos ricos e dos pobres enfrentavam em comun durante o século XIX no Brasil?

2) Em maio de 1823 reuniram-se no Rio de Janeiro os representantes eleitos da Assembleia Constituinte para elaborar a primeira Constituição brasileira. Quais grupos sociais estavam representados na Assembleia?

3) Por que D. Pedro I dissolveu a Assembleia constituinte em novembro de 1823?

4) A constituição de 1824 criou o quarto poder chamado de Moderador. Qual era o objetivo desse poder?

5) Explique o que foi a Confederação do Equador.

7) Cite os fatores que levaram D. Pedro I a renunciar ao trono em abril de 1831.

Por favor se alguém puder me ajudar com essas questões eu ficaria grata, e desculpe se são muitas, mas esse dv é pra hoje e eu preciso de ajuda.

Respostas

respondido por: joaonascimento272
1

Resposta:

1-Desculpa não sei

2-A Assembleia Constituinte conseguiu reunir 84 de seus 100 deputados, de 14 províncias. Representava a elite política e intelectual da época, composta de magistrados, membros do clero, fazendeiros, senhores de engenho, altos funcionários, militares e professores.

3-Pedro I, já que tinha ideais absolutistas e centralizadores. Por conta deste fato, ainda no mesmo ano, em 12 de novembro, o imperador, usando forças militares, cercou e dissolveu a Assembleia Constituinte pois não aceitou ter seus poderes limitados. Este episódio ficou conhecido como a “Noite da Agonia”

4-O Poder Moderador foi exercido pelos imperadores do Brasil com o objetivo de harmonizar os outros poderes do império e era garantido pela Constituição de 1824.

5-A Confederação do Equador foi uma das muitas revoltas ocorridas no Brasil Imperial. Ocorreu no ano de 1824 na província de Pernambuco como um movimento de resistência ao governo e às medidas do Imperador D. Pedro I.

7-Os desdobramentos do exercício do Poder Moderador por D. Pedro, a rixa entre políticos conservadores e liberais, bem como a rivalidade entre brasileiros e portugueses que estavam radicalizados no Brasil, culminaram na abdicação do imperador, formalizada no dia 07 de abril de 1831.

Explicação:

Perguntas similares