Respostas
O conceito de temperatura afeta as mais diversas áreas científicas já que a maioria das propriedades físicas tem dependência direta da temperatura.
Começando pela física, não teríamos as fases sólido-liquido-gasoso (e as transições de fase) sem o conceito de temperatura. E também não teríamos a densidade solubilidade ou condutividade elétrica. Mais importante ainda é a conexão entre temperatura e energia.
Na química, a temperatura está relacionada com a entalpia a velocidade de uma reação.
A temperatura é uma grandeza física que está associada com a energia cinética de cada grau de liberdade das partículas. Os graus de liberdade, além das translações, são também as rotações e vibrações.
Por exemplo, os átomos que constituem uma barra metálica não transladam (se a barra estiver parada) já que a barra é um sólido. Entretanto, a temperatura é a medida que nos dá a vibração média dos átomos desta barra.
Ainda mais, segundo a lei da dilatação térmica, podemos observar experimentalmente que o aumento da temperatura causa aumento na vibração destes elétrons, que, por fim, fazem a barra dilatar.
E como exemplo de uso prático, trilhos e pontes precisam de um pequeno espaço entre cada "seção" para acomodar esta dilatação ou contração de acordo com a variação de temperatura. Caso contrário, os trilhos entortariam por causa da temperatura.