Qual dos motivos abaixo não têm relação direta com a abdicação de Dom Pedro I em 1830?
○Revolução do Porto
○Confederação do Equador
○Guerra Da Cisplatina
○Aumento da Dívida Externa ○Impopularidade de Dom Pedro
Respostas
Resposta:
A) Incorreta ( e a que a questão pede para encontrar)
em 1820 iniciou-se uma revolta que exigia a volta do rei a Portugal e a formação de uma Assembleia Constituinte para fundamentar a administração do novo governo pós-restauração. Com receio de perder o trono português, Dom João VI retornou à Lisboa e deixou seu filho D. Pedro 1° no Brasil. Após isso começa o seu reinado e as crises que levaram a sua abdicação
B) Verdade:
Representou a principal reação contra a tendência monarquista e a política centralizadora do governo de Dom Pedro I (1822-1831), esboçada na Carta Outorgada de 1824, a primeira Constituição do país.
C)
Verdade
A guerra da Cisplatina também contribuiu para desgastar a imagem de D. Pedro I. O imperador vinha sofrendo um desgaste contínuo desde 1822 por causa de seu autoritarismo. Ao final da guerra, a derrota e a crise econômica fizeram a sua popularidade despencar.
D)
Verdade
o Tratado de Paz e Aliança finalmente oficializou o reconhecimento lusitano. Segundo esse acordo, o governo brasileiro deveria pagar uma indenização de dois milhões de libras esterlinas para que Portugal aceitasse a independência do Brasil.
E) verdade
Era impopular e a noite das garrafadas demostra bem isso onde Os brasileiros, descontentes, começaram a quebrar as janelas dos portugueses. Estes últimos revidaram atirando garrafas contra os primeiros, constituindo assim o episódio conhecido como Noite das Garrafadas.