A sigla Ideb se refere ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Ele foi criado em 2005 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o objetivo de medir a qualidade do aprendizado do ensino básico no Brasil. Essa medição é feita para três etapas da educação: anos iniciais do Ensino Fundamental, anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O Ideb é calculado de forma a combinar dois indicadores muito importantes no que concerne a qualidade da educação: o aprendizado e o fluxo escolar. Isso significa que a nota do Ideb relaciona os resultados das avaliações de larga escala aplicadas pelo Inep com os níveis de aprovação e reprovação das instituições. Sendo assim, a nota do Ideb reflete comportamentos observados, por exemplo, quando uma escola reprova seus alunos em excesso ou quando uma escola aprova estudantes com lacunas no aprendizado. O Ideb resultante desses dois tipos de comportamento vai indicar a necessidade de melhoria por parte das escolas. Portanto, o Ideb é utilizado pelo governo para guiar políticas públicas e acompanhar a evolução da qualidade do ensino. Da mesma forma, ele é igualmente usado pelas escolas para avaliação da instituição. O gráfico mostra os resultados do Ideb nacional por biênio, de 2005 a 2015.  Disponível em: . Acesso em: 31 jan. 2019. Sobre a leitura do gráfico tendo por referência as metas do PNE para avaliação em larga escala: I. Para todo o Ensino Fundamental, o resultado do Ideb nacional apresentou um crescimento constante de 2005 a 2015. II. No Ensino Médio, revelou-se uma estagnação do resultado do Ideb entre 2011 e 2015. III. Esse resultado motivou a Reforma do Ensino Médio, que foi proposta em setembro de 2016, aprovada pelo Senado em fevereiro de 2017. IV. Os dados revelam que apenas nos anos iniciais do Ensino Fundamental observou-se uma média nacional do Ideb superior àquela estipulada pela meta. É correto o que se afirma em Alternativas: a) II, III e IV, apenas. b) I, III e IV, apenas. c) I, II e III, apenas. d) I, II e IV, apenas. e) I, II, III e IV.
juliolossavero4:
NÃO SÃO TODAS
Respostas
respondido por:
22
Resposta:
Letra E, todas as alternativas estão corretas
Explicação:
Para todo o ensino fundamental, o resultado do ideb nacional apresentou um crescimento constante de 2005 a 2015. Entretanto, no ensino médio, revelou-se uma estagnação do resultado do ideb entre 2011 e 2015. Esse resultado motivou a Reforma do ensino médio, proposta em setembro de 2016, aprovada pelo Senado em fevereiro de 2017 e sancionada pelo presidente no mesmo mês. De acordo com o Ministro Mendonça Filho, “os números desastrosos não permitem que adiemos a reforma”
(FRANÇA, 2017).
Em relação às metas estabelecidas pelo PNE, na tabela abaixo observam os resultados do ideb em 2015, bem como as metas estipuladas para o ano.
respondido por:
12
Resposta:
I II e IV
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás