• Matéria: Matemática
  • Autor: edsonrodriguessilva
  • Perguntado 3 anos atrás

Em Economia, um estudo de considerável interesse prático envolve o cálculo da quantidade de unidades vendidas de um produto qualquer que uma empresa deve atingir a fim de cobrir seus respectivos custos totais associados à produção dessas mesmas unidades. Com base nos valores dessas variáveis, calcula-se o lucro associado à venda dessas unidades, que aqui é definido como sendo a diferença entre as vendas e os custos totais da empresa. Tal procedimento encontra-se representado no gráfico a seguir, cujo eixo horizontal representa a quantidade de unidades fabricadas e/ou vendidas de um determinado produto, ao passo que, no eixo vertical, representam-se os custos e/ou receitas associadas a esses mesmos produtos, e expressas numa unidade monetária qualquer, aqui simbolizada por $.  Observa-se que nesse plano cartesiano há duas retas, uma referente aos custos totais, e outra, às vendas das unidades fabricadas. Nesse sentido, uma análise mais crítica desse gráfico permite perceber que Alternativas: a) os custos totais da empresa são nulos caso a empresa tenha uma produção igual a zero unidade. b) os custos menores de produção das unidades possibilitam lucro positivo abaixo do ponto de equilíbrio. c) o valor unitário da venda do produto aumenta progressivamente acima do ponto de equilíbrio. d) a receita auferida com as vendas é superior aos custos totais do produto no ponto de equilíbrio. e) o número de unidades vendidas deve superar o valor do ponto de equilíbrio para a empresa obter lucro. ​


polianaferreira446: Qual a resposta? pfvr
leilahalwacks: Alternativa E

Respostas

respondido por: kamilaas
17

Resposta:

Letra E

Explicação passo a passo:

Pela exposição do exemplo dado por Gitman (2004), conforme Figura 2, é possível verificar que um aumento nas vendas, de 1.000 para 1.500 unidades, resulta em um crescimento mais do que proporcional no lucro antes do imposto de renda, de $2.500 para $5.000. Neste ponto pode-se interpretar, aplicando a formula do Grau de Alavancagem Operacional (variação percentual do lucro / variação percentual das vendas), que há um GAO de 2. Ou seja, é possível alavancar os lucros da empresa em 2 vezes mais que o aumento da quantidade de vendas realizada, em função da melhor utilização dos custos fixos. Adicionalmente, a Figura 2 demonstra as áreas de margem de segurança operacional positiva e negativa, o ponto de equilíbrio e os pontos de GAO de maior e de menor impacto.Assim, Pode-se inferir que quanto mais próximo o nível de vendas estiver do ponto de equilíbrio, maior será a alavancagem operacional, pois é maior o potencial de utilização da capacidade de produção para incrementar as vendas. E quanto mais longe estiver do ponto de equilíbrio, menos disponibilidade de utilização dos custos fixos terá para incrementar suas vendas, sem realizar aumento nesses custos (novos investimentos), sendo assim menor o seu grau de alavancagem (GITMAN, 2004).

A respeito dos reflexos de alterações das variáveis consideradas no estudo da MSO, Martins (2009) acrescenta que a cada 1% de alteração nos custos e despesas fixos, ocorre a mesma variação de 1% no ponto de equilíbrio; mas se a mudança for sobre os custos e despesas variáveis ou sobre o preço de venda, o efeito dependerá do grau de alteração na margem de contribuição.

Além disso, como ilustrado na Figura 2, o GAO é inversamente proporcional à margem de segurança operacional. Quanto mais próximo do ponto de equilíbrio maior é a GAO e menor é a margem de segurança operacional. Sendo o inverso também verdadeiro.

Como destaca Gitman (2004), é possível explicar, também, que quanto mais próximo o nível de atividade estiver do ponto de equilíbrio, menor é o lucro e maior é o grau de alavancagem. Nesse nível constata-se que a empresa está exposta a um maior risco operacional, estando mais vulnerável a alterações de demanda e custos. Em contrapartida, quanto mais distante do ponto equilíbrio estiver o nível de atividades maior é o lucro, o que torna mais difícil o seu aumento com a mesma estrutura de custos fixos. Identifica-se, neste caso, um grau de alavancagem menor.


alessandralunacastro: e) o número de unidades vendidas deve superar o valor do ponto de equilíbrio para a empresa obter lucro.
respondido por: renfinfo
12

Resposta:

o número de unidades vendidas deve superar o valor do ponto de equilíbrio para a empresa obter lucro.

Explicação passo a passo:

Corrigido pelo AVA

Perguntas similares