Respostas
Resposta:
O consumo é resultado direto do estabelecimento de diferenças sociais, ou seja, uma pequena parcela da população tem acesso a grandes rendimentos financeiros, e assim pode adquirir tudo aquilo que o mercado oferece, geralmente essa classe social vive em altos padrões de consumo. Em contrapartida, as pessoas que são desprovidas de recursos não conseguem sequer comprar a quantidade e variedade de alimentos que garante uma alimentação balanceada, indispensável para a saúde.
Em âmbito global existem distinções entre os países e suas respectivas populações em relação aos níveis de consumo. Isso ocorre por que nos países desenvolvidos, como as grandes potências mundiais (Estados Unidos, Japão e uma parcela de países europeus), seus habitantes quase sempre são bem remunerados e assim podem habitar enormes residências, realizar viagens de turismo e consumir uma infinidade de produtos disponíveis no mercado.
Ao contrário, nas nações menos desenvolvidas economicamente as populações ficam excluídas do consumo, as pessoas não possuem sequer os serviços básicos como acesso à saúde, esgoto e água tratada, geralmente os países com essas características estão localizados na América do Sul, África e Ásia ou países do sul.
Um dos aspectos mais criticados no que se refere à sociedade de consumo é a obsolescência programada – ou obsolescência planejada –, que consiste na produção de mercadorias previamente elaboradas para serem rapidamente descartadas, fazendo com que o consumidor compre um novo produto em breve. Assim, aumenta-se o consumo, mas também aumenta a demanda por recursos naturais e maximiza a produção de lixo, elevando ainda mais a problemática ambiental decorrente desse processo. além da adoção de políticas sociais de controle ao consumismo exagerado, é preciso encontrar meios econômicos alternativos ao desenvolvimento pautado no consumo. Não obstante, faz-se necessária também a promoção de políticas de reciclagem, além da reutilização ou reaproveitamento dos produtos não mais utilizados, contendo, assim, a geração de lixo e a demanda desenfreada por matérias-primas.
Explicação: