5.Referente a população indígena no Brasil no período da chegada dos portugueses avalie as alternativas e marque a opção CORRETA. (A) Quando os portugueses chegaram passaram-se muitos dias até e houvesse o primeiro contato. (B) Acredita-se que a população indígena era entre 3 e 5 milhões, porém atualmente a população indígena não passa de 400 mil pessoas. (C) Os povos indígenas perceberam rapidamente a chegada dos portugueses, porém suas manifestações e culturas permanecem sem interferência até os dias de hoje. (D) O grande benefício que os portugueses trouxeram para os povos indígenas está na medicina que garantiu a preservação e o crescimento da população indígena desde então.
Respostas
Resposta:
A)FALSO
B)FALSO
C)VERDADEIRO
D)falso
Explicação:
A)Cabral enviou para a terra avistada uma expedição no dia 23 de abril. O comandante era Nicolau Coelho, que chegou ao território por meio de um bote e estabeleceu os primeiros contatos com os índios. A relação se deu de modo amistoso. Em 24 de abril, um grupo de indígenas foi levado à embarcação de Cabral. Foram-lhes oferecidos comida e vinho, mas eles não gostaram. No dia 26, um domingo, o frade capuchinho Henrique de Coimbra celebrou a primeira missa do Brasil. Os indígenas estavam presentes e, pelas fontes, imitavam os portugueses nos gestos do rito católico.
B)O censo demográfico de 2010 realizado pelo IBGE constatou que atualmente há no Brasil cerca de 817.963 indígenas. Desse total, 502.783 encontram-se na zona rural e 315.180 habitam os centros urbanos. O censo também identificou, em parceria com a Funai, 505 terras indígenas, representando 12,5% do território brasileiro. Desse total de terras, em apenas dez apresentam uma população indígena maior que 10.000 habitantes.
C)Em 22 de abril de 1500, a frota de Pedro Álvares Cabral aportou na Bahia, em um local ocupado pelas tribos Tupi-Guarani. Esse fato foi importante e singular. Pois nessa região, as tribos tinham um caráter menos violento, facilitando a primeira conversa entre portugueses e índios
D)Segundo alguns historiadores, o contato que se seguiu ao homem branco teria dizimado cerca 95% da população indígena brasileira. Isolados durante milhares de anos, os indígenas não desenvolveram imunidade diante de vírus e bactérias originários de outros continentes. No contato com o colonizador, a deficiência de resposta imune Th2 para micro-organismos causou verdadeiras tragédias entre os brasilíndios, que sucumbiam por gripes, sarampo, disenterias e, principalmente, varíola, doença que chegou à Europa trazida pelos sarracenos, deixando um rastro de morte por onde passou na Idade Média.
Resposta:
Resposta Letra: B
Explicação:
.