Algum anjinho poderia me ajudar, pfvrzinhoo??❤️
1- Expresse suas impressões em relação à obra de arte apresentada: *fotinha
R:
2- Qual cena do cotidiano a obra representada?
R:
3- Quais são as cores que predominam na pintura de Candido Portinari?
R:
4- Você já conhecia o trabalho de Portinari? Faça uma pesquisa e escreva a biografia desse pintor brasileiro: *sua opinião
R:
Respostas
Resposta:
1°) Eu vejo muita felicidade, mesmo não mostrando os rostos. As cores terrosas com o colorido das roupas e a paisagem árida deixa mais evidente a felicidade desses garotos ao brincar de pipa.
2°) Crianças brincando de pipa, onde os 3 estão soltando pipa o da esquerda inferior está montando uma para participar também. Então é uma situação bastante encontrada nas ruas do Brasil com crianças brincando com os pés descalços.
3°) Os tons terrosos, as cores das roupas dos garotos, todo o degradê da paisagem mais árida com os tons escuros com o ocres
4°) Sinceramente acabei de conhecer, mas já conhecia o pintos. Aliás, a obra é linda.
BIOGRAFIA: (n é algo original meu, então acho melhor vc mudar algumas coisas)
O Cândido Portinari nasceu em Brodowski, a 60 km de França, em 29 de dezembro de 1903. Seus pais eram imigrantes chegados há pouco da Itália. A família trabalhava em fazenda de café. Por ser de condição humilde, ele cursou apenas o primário. Mas desde muito cedo o menino Candinho (era este o seu apelido) demonstrava gosto pela pintura e pelo desenho. Assim, aos 15 anos, percebendo o talento do filho, os pais se esforçaram e enviaram o jovem ao Rio de Janeiro para que estudasse pintura. Ele se matriculou então na Escola Nacional de Belas Artes. Como estudante já chamava atenção pela forma diferente como pintava. Em 1928, quando tinha 25 anos, ganhou um prêmio importante e foi para Paris aperfeiçoar a sua arte.
Ficou na cidade até 1930. Neste ano voltou ao Brasil com vontade de retratar o povo brasileiro, seus hábitos, sua maneira de viver. Começou a pintar murais (ou painéis) que são pinturas de grandes proporções, do tamanho de uma grande parede, por exemplo. Seus murais sobre os sofridos trabalhadores na fazenda de café ganharam destaque e receberam prêmios. O mesmo aconteceu às obras sobre os retirantes, gente do nordeste que abandonava sua terra por causa da seca. Portinari tinha o olhar atento aos problemas enfrentados pelas pessoas pobres. Há um painel de Portinari, no prédio da ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova York.
Bons estudos!