A identificação assertiva dos fungos causadores de doenças é extremamente importante para definir a terapêutica a ser seguida. Para identificação e diagnóstico fúngico, podem ser usadas diversas técnicas laboratoriais que possibilitam a diferenciação entre as diferentes espécies. Uma das técnicas utilizadas para identificação de fungos filamentosos é a técnica de microcultivo.
Assinale a alternativa que se refere à técnica de microcultivo.
Escolha uma:
a.
No microcultivo, os fungos são semeados em tubos de ensaio contendo ágar batata-dextrose ou Sabouraud-dextrose, incubado à temperatura de 37°C, por cerca de 7 a 10 dias.
b.
O diagnóstico é efetuado microscopicamente, sendo possível a visualização de estruturas leveduriformes em brotamento e pseudo-hifas.
c.
No microcultivo para identificação de fungos filamentosos é possível observar colônias de aspecto úmido, pastoso e cerebriformes.
d.
O microcultivo é efetuado sobre uma lâmina que contém um cubo de ágar Sabouraud-dextrose ou ágar batata-dextrose, semeado nas laterais e coberto com lamínula de vidro. Correto
e.
No microcultivo o diagnóstico é efetuado através de coloração da lamínula com hidróxido de potássio 20%.
Respostas
Resposta: d. O microcultivo é efetuado sobre uma lâmina que contém um cubo de ágar Sabouraud-dextrose ou ágar batata-dextrose, semeado nas laterais e coberto com lamínula de vidro. Correto
Explicação: Corrigido pelo AVA
O microcultivo é feito usando lâmidas com um cubo de ágar, que pode ser o Sabouraud-dextrose ou ágar batata-dextrose. A semeadura é feito pelas laterais do cubo e coberto com a lamínula de vidro (alternativa D).
Qual a finalidade do microcultivo?
É a produção rápida de uma cultura de microrganismos, é usado apenas quando há pressa para conseguir um determinado resultado, mas nem sempre é útil fazer um microcultivo, já que a amostra gerada também será muito pequena, dificultando os testes bioquímicos ou a observação da colônia.
Mais sobre cultivo de microrganismos
https://brainly.com.br/tarefa/53949773
#SPJ5