1 - O item conexões do livro Fundamentos de filosofia de Cotrim e Fernandes (p. 70), propõe uma experiência meditativa muito interessante. Experimente e relate suas sensações. Faça a seguinte meditação para observar sua consciência: a) Sente-se ou deite-se em um lugar cômodo e respire profundamente várias vezes, procurando relaxar todo o corpo e a mente. b) Observe atentamente o ar entrando e saindo pelas narinas (a inspiração e a expiração) e procure não pensar em nada. c) Por último, ponha sua atenção sobre esse “eu” que observa o inspirar e o expirar a cada instante, repetidamente, sem cessar; fique assim durante meia hora. d) No espaço abaixo elabore um relato sobre essa experiência de observar sua consciência, suas dificuldades e descobertas.
Levando mais de um, passível a desconto. Entre e contado e descubra os preços, garanta já seu bimestre completo!!!
TENHO TODOS OS 04 VOLUMES DO ENSINO MÉDIO A PRONTA ENTREGA, ENTRE EM CONTATO E GARANTA O SEU!!!!!!
GARANTO RESULTADOS, COM MAIS DE 100 ALUNOS APROVADOS NO ANO PASSADO!!!!!!
Contato: (38) 99854-2256
Respostas
Inspirar e expirar são atos que nos colocam em meditação e introspecção, pontos fundamentais para a intuição filosófica do ser humano se tornar efetiva. Acima de tudo, elas indicam o problema da consciência, conforme indica a questão.
A atividade trata disto - A prática de limpar a mente, focalizando-a em um único objeto – atitude própria da meditação –, favorece a concentração e a clareza mental, entre outros benefícios para a saúde.
A resposta é extremamente pessoal. Contudo, meditação e introspecção são pontos essenciais para o método filosófico ser efetivo. O modo como a filosofia trata o seu próprio método e observa a noção de consciência podem ajudar o aluno a se expressar com mais clareza.
A inteligência humana é a única capaz de ter consciência da própria consciência. Todos os animais tem uma certa consciência, mas agem ora por total instinto, ora pelo uso de uma razão incapaz de controlar os apetites e desejos animais em sua totalidade.
O homem, sabendo que sabe, pois medita e intui, é um ser privilegiado exatamente por conseguir saber que está pensando e que está exercendo certa intencionalidade em sua consciência com relação à realidade.
A busca pela sabedoria, tipicamente filosófica, nada mais é, neste sentido, do que a busca da unidade da consciência na unidade do conhecimento e vice-versa: se o ato filosófico é, por definição, impossível, a busca - o esforço - já separa o homem como um ser distinto dos outros animais por natureza.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/38677094
Exemplo de uma resposta, para se basearem:
"Após fazer esses processos, pude perceber melhor meu corpo. Como sentia meus nervos. A parte mais difícil no meu caso, foi limpar os pensamentos de minha mente. Quanto mais tentamos remove-los, mais pensamentos aparecem.
È uma experiência que todos deveriam experimentar. Após isso, minha concentração melhorou razoavelmente por um período de tempo. "
Espero que tenha ajudado, tenham bons estudos.