Respostas
Resposta:As fases do renascimento reúnem três momentos:
Trecento (século XIV)
Quatroccento (século XV)
Cinquecento (século XVI)
Explicação:
Trecento: apareceu nos anos 1300 na Itália, durante a saída da Idade Média para a Idade Moderna visando as questões mais humanitárias. Grandes artistas como Boccacio e Giotto fazem parte deste movimento.
Quatroccento: a segunda onda do renascimento que surge após 100 anos à primeira. É a fase de fortalecimento das artes em que surgem nome como Leonardo da Vinci. É chamado de Alta Renascença pelo seu grande renascimento artístico e cultural já que envolviam humanismo renascentista, a busca da beleza e da perfeição das formas, inspirados na cultura greco-romana. Os mecenas, que em parte eram bispos, foram de grande importância, afinal financiavam e mantinham o movimento vivo, mesmo que os artistas, em sua maioria, fossem pagãos, a arte estava ligada profundamente à religião.
Cinquencento: Mais uma vez, cem anos após, em 1500 surge este movimento. Aqui, há a quebra de ligação entre o religioso, algumas artes começam a serem similares com profanidade. Muito presente em Portugal, Espanha, França e Alemanha. Artistas como Maquiavel e Michelangelo surgem aqui.
Foi a época em que o movimento renascentista começou a decair dando espaço a movimentos como o maneirista e barroco.