3) Na década de 1940, o agrônomo americano Edward Faulkner, contestou frontalmente a necessidade do arado (ainda que tenha sido muito criticado na época). A partir daí, começaram a surgir propostas de manejo que preservassem os restos de culturas para atuar como uma cobertura para proteção do solo, como o plantio direto. As pesquisas sobre os métodos modernos de agricultura de plantio direto nos Estados Unidos começaram a partir dos anos 1960. No Brasil, o sistema começou a ser implantado nos anos 1970, e o primeiro plantio direto registrado ocorreu na região de Rolândia, no norte do Paraná, em 1973, pelo produtor Herbert Bartz. Ele foi aos Estados Unidos, conheceu a técnica e a trouxe para o Brasil.
Fonte: MEDEIROS, F.B.S. Economia do Agronegócio. Unidade 2 – Seção 1. 2018.
Sobre os fundamentos do método de plantio direto, assinale (V) para Verdadeiro e (F) para Falso:
( ) Aumento das operações de preparo do solo;
( ) Uso de herbicidas para o controle de plantas invasoras;
( ) Formação e manutenção da cobertura morta;
( ) Fixação de culturas;
( ) Uso de semeaduras específicas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Selecione uma alternativa:
a)F – F – V – V – F.
b)V – V – F – F – V.
c)F – V – F – V – F.
d)V – F – F – V – F.
e)F – V – V – F – V.
4) O Brasil é um país continental: sua vasta disponibilidade de terras, luz do sol, água e terras férteis são riquezas inegáveis. Portanto, não é só por isso que o país tem uma indústria agropecuária tão bem desenvolvida. Trata-se de um setor que desafia a crise. Mesmo com o cenário econômico conturbado, a renda gerada pelo agronegócio cresceu 6,3% entre janeiro e agosto de 2017. O setor já representa 23% do Produto Interno Bruto (PIB) e 48% das exportações do país. Isso acontece devido à visão empreendedora de quem trabalha na área e, claro, pela grande aceitação dos produtos brasileiros nos mercados internacional e doméstico.
Sobre a importância estratégica do agronegócio na economia brasileira, assinale a alternativa correta:
Selecione uma alternativa:
a) Apesar dos ganhos de produtividade, a modernização da agricultura causou empobrecimento da população rural, pois foi responsável pela perda de emprego de muitos trabalhadores, concentrando a renda na mão dos agricultores.
b) O desenvolvimento de setores que dependem da produção agrícola para prosperar (antes e o depois da porteira), reduziu a quantidade de postos de trabalho na zona rural, sendo que muitos deles foram preenchidos por pessoas oriundas da zona urbana.
c) Os agricultores familiares são as maiores arrecadadores de tributos no país, gerando oportunidades de trabalho e contribuindo para uma melhor distribuição de renda e desenvolvimento socioeconômico na zona rural.
d) O agronegócio brasileiro é capaz de: gerar emprego e renda, ofertar alimentos de forma a aumentar a segurança alimentar, suprir a crescente demanda mundial por alimentos e colaborar com o aumento do estoque de divisas.
e) A produção de alimentos, biocombustíveis e o progresso tecnológico colaboraram para a construção de sólidas vantagens competitivas do Brasil na América Latina, porém, ainda está aquém dos demais países produtores agrícolas do mundo.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
3) letra A - F – F – V – V – F.
4) letra D - O agronegócio brasileiro é capaz de: gerar emprego e renda, ofertar alimentos de forma a aumentar a segurança alimentar, suprir a crescente demanda mundial por alimentos e colaborar com o aumento do estoque de divisas.
Corrigido
Explicação:
respondido por:
1
Resposta:
e) F – V – V – F – V.
d) O agronegócio brasileiro é capaz de: gerar emprego e renda, ofertar alimentos de forma a aumentar a segurança alimentar, suprir a crescente demanda mundial por alimentos e colaborar com o aumento do estoque de divisas.
Explicação:
Corrigido pelo AVA (16.10.21).
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás