Elabore um texto de 20 a 30 linhas discorrendo sobre o modelo de educação no período da escola nova (estrutura física das escolas, processo de ensino e de aprendizagem, perfil do professor, do aluno e sistema de avaliação). Além do livro da disciplina, consulte os materiais complementares disponíveis no material da disciplina e na Sala do café.
Respostas
A escola nova representou um novo modelo para a educação vigente, pautado em tendências construtivistas, que pudessem estimular o protagonismo dos alunos.
Ao mesmo tempo, os educadores criavam um ambiente propício ao aprendizado, para que houvesse um maior estímulo ao conhecimento, enquanto também atuavam como mediadores, esclarecendo as dúvidas dos estudantes, em um sistema bidirecional, fomentado pelo diálogo.
Resposta:Escola nova surgiu no final do século XIX e surgiu no inicio do século em consequência da democratização e universalização do ensino, assim como o do desenvolvimento das ciências auxiliares, veio como a proposta de novos caminhos a uma educação em desempenho como o mundo da atualidade, a “escola nova” representa um esforço na superação da pedagogia da essência por uma pedagogia da existência. Surge assim o modelo que visava combater a educação dogmática e repressora buscando se diferenciar por ser uma pedagogia que valoriza o indivíduo, daí o caráter psicológico exercido pela pedagogia da existência.
Um dos princípios fundamentais é a visão da criança como ser diferente do adulto, surgindo daí a compreensão das possibilidades e interesses diferentes de cada faixa etária, assim como da importância da atividade da criança, como meio básico da aprendizagem. Entre os professores e os alunos na escola nova podemos dizer que o aluno é o centro e há uma preocupação com a natureza psicológica da criança, o professor tem como dever se esforçar por despertar o interesse e provocar a curiosidade ensino espontâneo. É sugerido um não diretivíssimo, sendo o professor o facilitador da aprendizagem e o aluno torna-se mais ativo exigindo uma nova metodologia. Quando falamos de escola pensamos nas matérias e na escola nova temo s diversas situações pois o conteúdo que precisa ser compreendido e não decorado, pois. A abstração é um processo a ser atingido pelo próprio aluno a partir da experiência, o produto é menos importante que o processo do conhecimento. Sua metodologia é que as atividade são centradas no alunos , a iniciativa e a espontaneidade acredita que o brincar favorece o enriquecimento da personalidade no plano motor, afetivo e social. Brincando a criança tem oportunidade de estar em contato com o outro, descobrindo-o como fonte de colaboração e prazer, mas também como aquele que vai impor a percepção de seus próprios limites são valorizadas respeitando o ritmo de cada um, os programas e horários são maleáveis, são estimuladas as pesquisas e experiências partindo assim do concreto ara o abstrato, escolas que privilegiam a pedagogia. Avaliação nessa escola é compreendida como um processo válido para o aluno e não para o professor, constitui apenas uma das etapas da aprendizagem e não o seu centro ou fim, não deve visar só os aspectos intelectuais mas também atitudes e habilidades valoriza a cooperação e solidariedade. Dando o campo adequado para este agir e interagir criativo está certa de propiciar um ambiente estimulante, necessário para o desenvolvimento da criança individuo e ser social.
Explicação: