Respostas
Resposta: É célebre a carta enviada por Baudelaire, na foto retratado por Nadar, ao diretor do Salão de 1859, citada por Walter Benjamin em sua Pequena história da fotografia.
Na carta, Baudelaire chama a fotografia de “refúgio de todos os pintores fracassados”.
E afirma que se for permitido à fotografia “usurpar o domínio do impalpável e do imaginário, de tudo aquilo que apenas tem valor porque o homem lhe acrescenta alma, então, que desgraça a nossa! ”
Em 2007, a revista da Facom/Faap publicou o texto na íntegra , traduzido pelo professor Ronaldo Entler.
“Como a indústria fotográfica foi o refúgio de todos os pintores fracassados, demasiado mal-dotados ou preguiçosos para acabar seus estudos, esse deslumbramento universal teve não somente o caráter de cegueira e imbecilidade, mas também, a cor de uma vingança. Que uma tão estúpida conspiração, dentro da qual, como em todas as outras, encontramos os perversos e os equivocados, possa vencer de maneira absoluta, eu não acredito, ou pelo menos não gostaria de acreditar; mas estou convencido de que o progresso mal aplicado da fotografia muito contribuiu, como aliás todo progresso puramente material, para o empobrecimento do gênio artístico francês, já tão raro.
Explicação: