as tecnologias de transporte e comunicações foram foram fundamentais para a espancão do trannacional? para a espancão das transnacionais
Respostas
Resposta:
Sim, as tecnologias de transporte e a inovação na comunicação representam pilares da modernidade defronte da expansão das empresas transnacionais no mundo globalizado. A evolução dos transportes na era da Globalização permitiu uma maior integração internacional e o crescimento da dinâmica econômica mundial.
Considerando a evolução do sistema capitalista ao longo dos séculos e as transformações que permitiram a integração mundial, podemos dizer que, sob muitos aspectos, o avanço da globalização é, pois, uma série contínua de evolução nos meios de transporte. Portanto, a questão dos transportes na era da Globalização envolve uma dinâmica de transformações cada vez mais aceleradas e produtoras de uma interdependência. Aliados à evolução nos sistemas de comunicação, os meios de transporte permitiram a ocorrência daquilo que se assinalou como a compressão do tempo e do espaço, em que as distâncias do mundo “encurtaram”, ou seja, podem ser mais facilmente percorridas, reduzindo gastos e também tempo em deslocamentos e emissão de mensagens. Com isso, a globalização gerou o desencadeamento de uma rede de fluxos de informações e serviços que interliga vários pontos do globo entre si.
Portanto, é possível afirmar que os transportes são de fundamental importância para o fluxo de informações da economia moderna, que se estende em uma lógica macroespacial. Se hoje temos os acordos internacionais, os blocos econômicos e o deslocamento de produtos e matérias-primas na Divisão Internacional do Trabalho, é porque foi possível conceber uma rede de transportes que se torna, a cada dia, mais dinâmica e mais vital para o funcionamento da economia.
Explicação:
As empresas transnacionais são grandes corporações — altamente influentes — que possuem filiais em diversos países, ultrapassando os limites físicos das fronteiras de seus territórios de origem. Desse modo, fazem uso constante das tecnologias de transporte e comunicação para expandir ainda mais o seu domínio em seus respectivos nichos de mercado (industrial, alimentício, têxtil, tecnológico, entre outros).