• Matéria: Biologia
  • Autor: isadorabattisti
  • Perguntado 3 anos atrás

AJUDAAAA Três populações de insetos, X, Y e Z, habitantes de uma mesma região e pertencentes a uma mesma espécie, foram isoladas geograficamente. Após vários anos, com o desaparecimento da barreira geográfica, verificou-se que o cruzamento dos indivíduos da população X com os da população Y produzia descendentes híbridos estéreis. O cruzamento dos indivíduos da população X com os da população Z produzia descendentes férteis, e o dos indivíduos da população Y com os da população Z não produzia descendentes. Com base nos resultados dos cruzamentos acima, 1) aponte se cada uma das três populações ainda pertence a mesma espécie e justifique; 2) Caso tenha ocorrido a formação de uma nova espécie, identifique o tipo de especiação que ocorreu neste caso.

Respostas

respondido por: Chemistryl
2

X + Y = descendentes híbridos estéreis.

X + Z = descendentes férteis.

Y + Z = não produz descendentes.

De início, vale lembrar que a especiação só ocorre após o isolamento reprodutivo, ou seja, quando os animais/insetos não forem mais capazes de produzir descendentes férteis após o cruzamento.

1) X e Y não são da mesma espécie, pois produziram descendentes estéreis.

   X e Z são da mesma espécie, pois produziram descendentes férteis.

   Y e Z não são da mesma espécie, pois não produziram descendentes.

2) A especiação entre X e Y é do tipo isolamento reprodutivo pós-zigótico, mais especificamente esterilidade do híbrido.

   A especiação entre Y e Z é do tipo isolamento reprodutivo pré-zigótico, podendo ser classificada como isolamento geográfico/de habitat, já que a cladogênese ocorreu devido à uma barreira geográfica. Também pode considerar como especiação alopátrica.

Perguntas similares