• Matéria: História
  • Autor: francyskhelenap58lho
  • Perguntado 3 anos atrás

1. “A Revolução Francesa não foi feita ou liderada por um partido ou movimento organizado, no sentido moderno, nem por homens que estivessem tentando levar a cabo um programa estruturado. Entretanto um surpreendente consenso de ideias gerais entre um grupo social bastante coerente deu ao movimento revolucionário uma unidade efetiva. O grupo era a “burguesia”: suas ideias_ eram as do liberalismo clássico, conforme formuladas pelos “filósofos” e “economistas”, e difundidas pela maçonaria e associações informais.”


De acordo com esse enunciado acima do historiador inglês Eric Hobsbawm e do que vimos nas aulas sobre a Revolução Francesa (1789), pode se dizer que movimento inicial contou com a participação do povo? Se, como diz acima, não foi um programa ou um líder os responsáveis pela eclosão da revolução, a quem e a o que o autor atribui o advento do processo revolucionário?


2. “Mas para o francês da sólida classe média que estava por trás do Terror, este método não era nem patológico nem apocalíptico, mas primeiro e, sobretudo, o único método efetivo de preservar seu país. Foi isto que a República Jacobina fez, e seu empreendimento foi sobre-humano. Em junho de 1793, 60 dos 80 departamentos franceses estavam em revolta contra Paris; os exércitos dos príncipes alemães estavam invadindo a França pelo norte e pelo leste; os britânicos atacavam pelo sul e pelo oeste: o país achava-se desamparado e falido.”



No fragmento acima, o historiador disserta sobre o “Terror”, termo usado para se referir ao governo dos jacobinos, responsável por matar guilhotinados milhares de pessoas da nobreza, do clero ou simplesmente “traidores”. Entretanto, apesar dessa notável carga de violência, no texto acima o historiador confere um sentido positivo ou negativo ao “Terror”? Justifique a resposta.



3. Quais são as semelhanças entre os movimentos de independência que ocorreram na América Espanhola?


4. “Ganhava pontos a corrente liderada por José Bonifácio, a qual afirmava que só em torno da figura de um rei é que se evitariam separatismos ou até mesmo revoluções mais liberais e populares”.

“A independência que se aproximava seria uma decorrência das tensões crescentes com as Cortes, mas simbolizava a vitória do grupo liderado por Bonifácio – conservador, monarquista e só timidamente constitucionalista”.


De acordo com os dois trechos acima da questão 4, a Independência brasileira assumiu uma forma mais conservadora ou liberal? Exemplifiquem a opinião de vocês, isto é, por que você acha que foi conservadora ou liberal.

Respostas

respondido por: juliellenluizcunha
0

1. Segundo o historiador Eric Hobsbawm, a Revolução Francesa foi um movimento organizado inicialmente pela burguesia, ou seja, não foi de início popular. O autor atribui o advento do processo revolucionário às ideias iluministas: os filósofos, economistas e pessoas com acesso à educação que defendiam o fim do Antigo Regime.

2. A fase do "terror" da Revolução Francesa é considerada como um momento negativo, uma vez que a França estava sendo atacada por países estrangeiros e com instabilidade econômica.

3. Os movimentos de independência da América Espanhola tiveram como características em comum a defesa do abolicionismo, ou seja, o fim da escravidão e a instalação de governos republicanos após a independência.

4. O governo de José Bonifácio tinha caráter conservador, defendendo a preservação da monarquia no Brasil, com o poder centrado no rei, a fim de evitar instabilidades políticas.

Espero ter ajudado, bons estudos!

Perguntas similares