Respostas
Resposta e Explicação: Um verbo pode ser classificado das seguintes maneiras, de acordo com sua transitividade:
Verbo Intransitivo: É quando um verbo não precisa de complemento, pois a sua presença já exibe sentido completo mesmo sem mais detalhamento. Por exemplo, na frase "O zelador morreu.", o verbo "morreu" é intransitivo, pois já conseguimos sentido completo pelo verbo do que aconteceu com o zelador. Qualquer complemento que fosse dado serviria como um detalhe, uma descrição adicional.
Verbo Transitivo Direto: Ao contrário do verbo intransitivo, quando um verbo é transitivo, ele precisa, obrigatoriamente, de um complemento para que a frase faça sentido. Além disso, ser transitivo direto significa que o verbo está se ligando com o seu complemento diretamente, ou seja, que não existe uma preposição entre o verbo e o seu complemento. Um exemplo dessa ocorrência está na frase "José comprou um bolo na padaria.", sendo que o verbo "comprou" precisa de um argumento! Pense que, se a frase fosse apenas "José comprou.", ela não faria sentido sem que alguma pergunta anterior tivesse sido feita ou algum complemento posterior fosse dado. Além disso, não existe preposição entre o verbo "comprou" e o seu complemento "um bolo na padaria", fazendo com que o referido verbo seja transitivo direto.
Verbo Transitivo Indireto: Semelhante ao verbo transitivo direto, esse tipo de transitividade verbal também indica que é necessário um complemento ao verbo para que ele tenha o seu sentido completo. A diferença é que, para conseguir conectar o complemento e o verbo de maneira adequada, deve-se empregar alguma preposição. Veja isso no exemplo a seguir: "A professora precisa de um apagador.". O verbo "precisa" requer complemento, algo que pode ser confirmado analisando a frase sem o complemento: a expressão "A professora precisa." não faz nenhum sentido isoladamente! Além disso, a preposição "de" é extremamente necessária para ligar o verbo "precisa" com o complemento "um apagador", já que a frase "A professora precisa um apagar" dica estranha sem essa estrutura! Pense que, se alguém precisa, ela precisa de algo!
Verbo Transitivo Direto e Indireto: Como o próprio nome já sugere, ele é uma combinação dos dos tipos de transitividade anteriores: o verbo, que precisa de complemento, requisita a presença de uma parte do complemento que não possui uma preposição e outra parte que precisa. Analisemos a frase: "Maria entregou um relógio ao namorado." O vergo "entregar" precisa de complemento, pois quem entrega, sempre entrega algo a alguém! Por isso, a primeira parte do complemento é "um relógio" sendo esse o objeto direto, sem preposição, e a segunda parte é um objeto indireto, "ao namorado", contendo a preposição "a", que está fundida com o artigo "o". Veja que os dois objetos são necessários para que a frase faça sentido, pois, mesmo sem apenas um deles, obteríamos frases estranhas: "Maria entregou um relógio." e "Maria entregou ao namorado." não são frases que tenham sentido completo quando estão sozinhas!
Esses são os quatro tipos de transitividade verbal. Espero ter ajudado!