• Matéria: ENEM
  • Autor: weslleydiogo8
  • Perguntado 3 anos atrás

O que são as células de sustentação citadas no podcast

Respostas

respondido por: stephanymelo0301
21

Resposta:

As células de sustentação são idênticas as células neuronais do sistema nervoso central (SNC). OsNBO e as células de sustentação são ligados, formando complexos, abaixo da vesícula olfatória.

As células de sustentação têm um mecanismo de suporte para os receptores celulares e seusprocessos, que permitem um contato direto, interneural, com a vesícula e o dendrito. Elescontêm espessas camadas de filamentos, que podem contrair-se em resposta a certos estímulos.

A regeneração receptora com função olfativa pode ocorrer após alguns estímulos.

Explicação:


tais94703: resposta???
stephanymelo0301: Se você ler bem @tais94703, as células de sustentação nada mais é do que células que dão suporte, que mantém unidos os neurônios
stephanymelo0301: São responsáveis pela sustentação, proteção e nutrição dos neurônios. Além disso, agem isolando os neurônios uns dos outros, evitando, assim, interferências na condução do impulso nervoso
respondido por: fabros74
3

Resposta:

São Células de Glia ou Células da Neuróglias. São as células mais abundantes do sistema nervoso central e são as que possuem as maiores dimensões. Este sistema possui vários tipos de células, porem a célla de sustentação é c hamada de Astrócito.

Explicação:

Existem dois tipos de astrócitos: os protoplasmáticos e os fibrosos. Os primeiros predominam na substância cinzenta, e os segundos predominam na substância branca do cérebro.

Os astrócitos, desempenham funções muito importantes, como a sustentação e a nutrição dos neurônios.

Outras funções que desempenham são:

• Preenchimento dos espaços entre os neurônios.  

• Regulação da concentração de diversas substâncias com potencial para interferir nas funções neuronais normais (ex.: concentrações extracelulares de potássio).  

• Regulação dos neurotransmissores (restringem a difusão de neurotransmissores liberados e possuem proteínas especiais em suas membranas que removem os neurotransmissores da fenda sináptica).  

• Dão suporte ao cérebro

• Participam da barreira hematoencefálica, imunidade e manutenção da homeostase cerebral.

Perguntas similares