O Currículo em Ação para o Ensino Médio destaca "[. ] a necessária flexibilidade para a adoção de estratégias metodológicas que promovam o protagonismo e a autonomia do estudante. " (São Paulo, 2020, p. 26). Considere as seguintes ações: I) Cuidar para que as ações pedagógicas de gestores e de professores levem em conta os anseios dos estudantes a respeito de suas aprendizagens e suas necessidades. II) Estimular a formação de diferentes espaços culturais e tecnológicos planejados e geridos pelos estudantes com suporte da equipe escolar. III) Promover, com os estudantes, discussões sistemáticas sobre processos, instrumentos e estratégias para que acompanhem e avaliem suas próprias aprendizagens e demandas. IV) Selecionar os estudantes com melhor desempenho para atuarem como representantes dos colegas nas reuniões e conselhos escolares. Assinale a alternativa que indica as ações que podem ser desenvolvidas na escola de modo a contribuir para desenvolvimento do protagonismo e da autonomia dos estudantes.
Respostas
Resposta: I II e III
Explicação: IV não estimula o protagonismo, visto que a escolha não envolve o corpo dicente
Na realidade, o protagonismo é estimulado a partir dos educadores, que são os mediadores para o saber de forma efetiva. Por isso, se torna necessário o desenvolvimento de atividades que tragam a autonomia nos processos de aprendizagem. Apenas I, II e III.
Como vemos o protagonismo juvenil?
O protagonismo juvenil nada mais é que a posição do jovem como um dos pilares da sociedade, devendo ter acesso às condições dignas de vida.
Por fim, a base para o protagonismo juvenil está no processo do ensino-aprendizagem, onde a sensibilidade no ato de educar, possibilita que os multiplicadores do processo.
Mais sobre os processos de aprendizagem:
brainly.com.br/tarefa/24219222
#SPJ5