a principal vantagem de um país em captar eventos para o seu território

Respostas

respondido por: raquelbenitz
0

Resposta:

O impacto de um grande evento em cidades que os sediam pode variar bastante, indo de extremamente positivo — gerando lucros e crescimento para diversos setores — até desastrosamente negativo — criando prejuízos e diversas contas a pagar ao final.

Tudo vai depender do planejamento, que depende de um bom trabalho na fase de pré-evento, e de uma análise muito bem-feita pelos organizadores.

A repercussão econômica tem a ver com a movimentação de dinheiro gerada na cidade com o aumento do turismo, maiores vendas no comércio, arrecadação de impostos, entre outros. Esses impactos podem ser divididos em:

Direto: gerado pelo evento, por meio da compra de bens e contratação de serviços locais relacionados à sua montagem;

Indireto: oriundos do turismo, da compra de bens e da contratação de serviços por participantes e organizadores, mas que não se relacionem à infraestrutura direta do evento;

Induzidos: legado deixado pelos dois anteriores. Podemos avaliá-lo pela possibilidade de reutilização de recursos remanescentes na cidade, principalmente de infraestrutura.

Explicação: Social

O impacto de grandes eventos em cidades afeta diretamente a população. Um grande evento pode trazer inúmeros benefícios que vão contribuir para a melhora da qualidade de vida dos habitantes daquela região.

Cultural

A chegada de grandes eventos sempre traz uma quantidade razoável de turistas, o que estimula muitos debates e incentiva a prática de atividades culturais que geram uma troca capaz de enriquecer ainda mais a cultura local.

Ambiental

O meio ambiente é um dos principais temas dos últimos anos e, claro, grandes eventos causam uma série de consequências para ele.

Elas podem ser muito preocupantes, já que toneladas de lixo são geradas — tanto orgânicos, devido a comidas e dejetos, quanto lixo seco, graças à grande quantidade de objetos descartáveis utilizados.

Há ainda um aumento na emissão de gases poluentes, em virtude da maior demanda por transportes. Mas também há a possibilidade de se gerar impactos muito positivos.

Perguntas similares