3) A água é considerada o recurso mais importante para a manutenção da vida, sendo que a água que é consumida pelo homem deve seguir alguns padrões de qualidade que seguem parâmetros físicos, como a cor e a turbidez, parâmetros químicos, como o pH e a salinidade, e parâmetros biológicos, como a presença de microorganismos patógenos. Entretanto, muitas vezes a água que está disponível para o consumo não apresenta esses parâmetros e pode ocasionar alguns fenômenos e processos onde está disponível, como a eutrofização, a bioacumulação e a biomagnificação. Com base nesses três fenômenos e processos, considere as definições apresentadas abaixo: I) _______________ é um processo reconhecido pelo acúmulo progressivo e excessivo de substâncias tóxicas que podem estar presentes no ambiente e que acontece de um nível trófico para o outro, resultando em um aumento da concentração da substância nos tecidos e órgãos dos organismos a cada nível trófico. II) _______________ é um fenômeno reconhecido pelo crescimento excessivo de plantas aquáticas que ocorre devido ao excesso de nutrientes disponíveis na água, o que resulta no aumento da turbidez da água e na redução da concentração de oxigênio dissolvido, o que acaba ocasionando na mortandade de peixes. III) _______________ é um processo reconhecido pelo acúmulo excessivo de substâncias tóxicas que podem estar presentes no ambiente, como o mercúrio, cobre, zinco e chumbo, nos tecidos e órgãos de organismos vivos de níveis tróficos mais baixos. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas das definições que foram apresentadas: Selecione uma alternativa: a) biomagnificação – eutrofização – bioacumulação. B) biomagnificação – bioacumulação – eutrofização. C) bioacumulação – biomagnificação – eutrofização. D) bioacumulação – eutrofização – biomagnificação. E) eutrofização – biomagnificação – bioacumulação.
Respostas
Resposta:
a) biomagnificação – eutrofização – bioacumulação.
Explicação:
I) Biomagnificação é um processo reconhecido pelo acúmulo progressivo e excessivo de substâncias tóxicas que podem estar presentes no ambiente e que acontece de um nível trófico para o outro, resultando em um aumento da concentração da substância nos tecidos e órgãos dos organismos a cada nível trófico.
II) Eutrofização é um fenômeno reconhecido pelo crescimento excessivo de plantas aquáticas que ocorre devido ao excesso de nutrientes disponíveis na água, o que resulta no aumento da turbidez da água e na redução da concentração de oxigênio dissolvido, o que acaba ocasionando na mortandade de peixes.
III) Bioacumulação é um processo reconhecido pelo acúmulo excessivo de substâncias tóxicas que podem estar presentes no ambiente, como o mercúrio, cobre, zinco e chumbo, nos tecidos e órgãos de organismos vivos de níveis tróficos mais baixos.