A primeira célula provavelmente passou a existir quando uma membrana se formou, envolvendo um pequeno volume de solução aquosa e separando-a do resto do universo. Membranas definem os limites externos das células e controlam o tráfego molecular por esses limites. Além disso, as membranas biológicas dividem células em compartimentos separados, organizam sequências de reações complexas e atuam na recepção de sinal e de transformação de energia. Por meio de vários estudos, concluiu-se que as membranas biológicas compartilham algumas propriedades fundamentais e levou ao desenvolvimento do modelo do mosaico fluido para descrever a estrutura das membranas biológicas. Devido a importância das membranas biológicas para as células, é fundamental conhecermos e compreendermos sua composição química e estrutural. Sendo assim, descreva sucintamente a estrutura e a composição química das membranas biológicas, representada pelo modelo de mosaico fluido. NELSON, D. L. ; COX, M. M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, p. 2, 2014. Atividade Fórum - Medicina personalizada. P. 386-387. (adaptado) KAMEI, M. C. S. L. Biologia e Bioquímica Humana. Maringá-PR: Unicesumar, 2019.
Respostas
respondido por:
2
A estrutura das membranas biológicas é formada por uma bicamada de fosfolipídios, enquanto a composição química é formada por camadas de colesterol e fosfolipídios, ou seja, uma composição essencialmente por moléculas orgânicas.
Esta estrutura permite o desenvolvimento de uma das mais importantes propriedades da membrana plasmática, a permeabilidade seletiva.
Esta propriedade permite que moléculas e substâncias sejam reguladas, havendo um maior controle da passagem, que apresenta maior facilidade para moléculas apolares.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás