O Nobel de Química premiou uma invenção que está no bolso de qualquer pessoa: a bateria de íon-lítio, usada nos Smartphones - e bastante criticada por acabar antes do fim do dia. A bateria do celular hoje é bem diferente da proposta por Yoshino. Além da mudança nos materiais dos polos, houve a introdução de polímeros como material do eletrólito - antes, era uma solução de sais de lítio. O modelo atual é conhecido como íon-polímero. Sobre os íons em solução e eletrólitos, analise as sentenças a seguir:
I- Em soluções concentradas de sal iônico, deve-se considerar a atividade de cada espécie iônica em solução para calcular sua concentração efetiva.
II- O coeficiente de atividade não pode ser calculado a partir da força iônica dos íons em solução.
III- A adição de eletrólitos na forma de solução diluída altera significativamente o grau de dissociação de ácidos fortes.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I e II estão corretas.
B) Somente a sentença I está correta.
C) Somente a sentença III está correta.
D) As sentenças I e III estão corretas.
Respostas
Resposta:
Alternativa D. As sentenças I e III estão corretas
Explicação:
O coeficiente de atividade envolve as características do íon e do solvente sendo calculado através do cálculo da força iônica, ou seja, através do cálculo da concentração de cada um dos íons em solução e reconhecimento de suas cargas. Nesse sentido, a sentença I está correta e a sentença e II está incorreta.
Eletrólitos são soluções que apresentam espécies iônicas com capacidade de conduzir eletricidade.
Dentre os estudos mais comuns de equilíbrio iônico estão os quais envolvem ácidos e bases. O equilíbrio iônico envolve o estudo dos íons em solução medido pela constante de equilíbrio e pelo grau de equilíbrio em que o volume e temperatura são constantes. Nesse caso, a adição de eletrólitos na forma de solução diluída irá alterar o volume e o grau de ionização da solução, ou seja, altera o grau de dissociação. Nesse sentido, a sentença |II está correta.
Resposta:
Somente I está correta
Explicação:
Corrigido pelo AVA
(V) I- Em soluções concentradas de sal iônico, deve-se considerar a atividade de cada espécie iônica em solução para calcular sua concentração efetiva.
(F) II- O coeficiente de atividade não pode ser calculado a partir da força iônica dos íons em solução.
(F) III- A adição de eletrólitos na forma de solução diluída altera significativamente o grau de dissociação de ácidos fortes.