Há quem argumente da seguinte maneira: a racionalidade individual (isto é, fazer a coisa mais inteligente do ponto de vista de seu próprio interesse) pode ser mais bem satisfeita não cooperando sempre com os outros, mas fazendo de conta que coopera. Qual sua opinião sobre isso? Você consegue imaginar situações em que isso é verdadeiro?
Respostas
Resposta:
Na minha opinião nós vivemos em uma sociedade política, lutando todos os dias para vencer seja no trabalha, estudos, esportes e etc, podemos fazer uma ou mais tarefas do nosso ponto de vista, acreditando que será melhor, mesmo que não seja, quando realizamos tudo seguindo a racionalidade individual temos a tendência de ser excluído dos círculos sociais onde vivemos, em casa, igreja, trabalho e outros ambientes que possamos desempenhar alguma tarefa, seja remunerada ou não.
Explicação: Resposta pessoal. É importante que você considere que há em cada um de nós elementos que são individuais e outros que são construídos em nosso contato com a coletividade. Nessa visão de racionalidade individual, ou seja, fazer o que parece ser o melhor a partir do próprio interesse, sem cooperar com os outros, apenas simulando cooperação, pode-se aplicar a concepção de que o interesse individual tem prevalência sobre o coletivo. Mas se todos pensarem dessa forma, a própria vida em sociedade fica ameaçada, e, partindo-se do pressuposto aristotélico de que somos “animais políticos”, a nossa capacidade de exercer nossa individualidade estaria prejudicada. Não conseguimos desenvolver nossa essência individual num meio hostil.