2.
O autor Peter Senge (2002) criou o conceito de “organizações que aprendem”, que propõe que deverá ser realizada a gestão do conhecimento daqueles que fazem parte das organizações. Analise as afirmativas a respeito do conceito de “organizações que aprendem” e sua relação com a sustentabilidade organizacional e marque a correta.
A.
A gestão do conhecimento é um atributo da aprendizagem organizacional e se distancia da sustentabilidade organizacional, que tem caráter puramente ambiental.
B.
A gestão do conhecimento alavanca o capital humano necessário para aprimorar processos organizacionais, promovendo a sustentabilidade organizacional.
C.
As práticas de aprendizagem organizacional são realizadas para troca e desenvolvimento de capital social no interior das organizações, requisito essencial para a sustentabilidade organizacional.
D.
A sustentabilidade organizacional envolve as dimensões sociais, ecológicas e econômicas, o que exige que os líderes aprendam e se desenvolvam para conduzir seus grupos e suas equipes de trabalho.
E.
Uma organização que aprende procura desenvolver estratégias empresariais para manter-se ativa no mercado e lucrativa, enquanto uma organização sustentável é desenvolvida em organizações do terceiro setor.
Respostas
Resposta:
b) A gestão do conhecimento alavanca o capital humano necessário para aprimorar processos organizacionais, promovendo a sustentabilidade organizacional.
Explicação:
RESPOSTA CORRETA A sustentabilidade organizacional exige que as organizações desenvolvam práticas que elevem o capital humano de todos os seus membros, não somente dos líderes, pois assim as pessoas eos processos organizacionais serão aperfeiçoados. Da mesma forma, os conhecimentos adquiridos deverão ser constantemente desenvolvidos e compartilhados. A gestão do conhecimento, típica das “organizações que aprendem”, enfoca justamente esse ponto imprescindível para que a sustentabilidade organizacional venha a ocorrer e manter-se durante o tempo, envolvendo a todos que dela participam
Resposta:
B.
A gestão do conhecimento alavanca o capital humano necessário para aprimorar processos organizacionais, promovendo a sustentabilidade organizacional.
A sustentabilidade organizacional exige que as organizações desenvolvam práticas que elevem o capital humano de todos os seus membros, não somente dos líderes, pois assim as pessoas e os processos organizacionais serão aperfeiçoados. Da mesma forma, os conhecimentos adquiridos deverão ser constantemente desenvolvidos e compartilhados. A gestão do conhecimento, típica das “organizações que aprendem”, enfoca justamente esse ponto imprescindível para que a sustentabilidade organizacional venha a ocorrer e manter-se durante o tempo, envolvendo a todos que dela participam.
Explicação: