A tomada de decisão é um processo complexo que pressupõe escolhas, por isso, é preciso estar preparado(a) e atento(a) para as novidades do mercado. A partir disso, é importante elaborar o planejamento de diferentes variáveis antes de tomar as decisões. Isso é chamado de perspectiva Causation. Outra forma de pensar na estrutura de negócios, realizando o que pode ser feito, sem ficar aguardando a melhor oportunidade é a Abordagem Effectuation. Contudo, nenhuma das possibilidades garante sucesso. Todas elas são formas de agir diante de situações. Assim, dependendo do tipo de negócio, uma abordagem em específico pode se adequar melhor, o que não invalida a utilização de outras abordagens. Elaborado pelo professor, 2021. A partir do exposto, apresente o conceito de todos os princípios da abordagem Effectuation.
Respostas
Resposta:
Os princípios da abordagem Effectuation são Pássaro na mão, Perda tolerável, Limonada, Colcha de retalhos e Piloto de avião.
Explicação:
A abordagem Effectuation é baseada em cinco princípios tais como:
- Pássaro na mão: Nesse princípio o profissional parte de um processo de autoconhecimento e do que está disponível a partir de três perguntas: "quem sou eu?", "o que sei fazer?" e "quem eu conheço?".
- Perda tolerável: O profissional toma conhecimento dos recursos que podem ser utilizados e portanto, dos quais podem ser perdidos e que devem ser tolerados.
- Limonada: Nesse princípio o profissional visualiza acontecimentos imprevisíveis como uma oportunidade de novos mercados.
- Colcha de retalhos: o profissional passa a formar alianças com parcerias estratégicas que irão se desenvolver ao longo dos projetos, sem um planejamento específico.
- Piloto de avião: o profissional foca no controle e em ações que devem ser realizadas para a ocorrência de um futuro previsto.
Resposta:
Os princípios de Effectuation são cinco – pássaro na mão (bird in hand), perda acessível (affordable loss), manta de retalhos (patchwork quilt), limonada (lemonade) e piloto do avião (pilot in the plane) –, e servem para guiar o pensamento do empreendedor.
1- Princípio do Pássaro na Mão: Mapear quais são os nossos talentos, o que fazemos de melhor e assim agregar a uma possível oportunidade. Comece com o que está na sua mão: quem é você, o que você sabe, quem você conhece? O que aprendeu, que recursos tem, qual é sua rede de contatos?
Esse princípio elimina algumas desculpas como: “se eu tivesse isso.. , se eu soubesse aquilo...
2- Princípio da Perda Acessível: Quais são os riscos para agregar os vossos talentos num projeto, porém determinando limites até onde pode ir, sem prejudicar os seus sonhos. Não perca mais do que pode perder e pergunte-se: o que eu posso fazer?
Totalmente atrelado as perdas, o foco não é quanto irei lucrar, mas quanto menos eu posso perder. A ideia é você investir o mínimo possível para começar a ter resultados, isso elimina caminhos de pesquisas morosas, reuniões improdutivas e etc.
3- Princípio da Manta de retalhos: Agora o foco é parceria, usando a metáfora da manta de retalhos, o empreendedor começa a “costurar” outras peças em seu negócio, firmando parceria para que consiga entregar toda sua proposta de valor. O futuro é construído a partir do que as pessoas fazem e não de tendências inexoráveis. Novos mercados e novos produtos surgem a partir do conjunto de restrições e oportunidades geradas por pessoas que trazem recursos.
4- Princípio da Limonada: "Se a vida te der limões faça uma limonada" - encare a situação que sua empresa está hoje como uma oportunidade, e utilize seus recursos (os limões) para produzir um produto ou serviço que seu cliente entenda como valor.
Assumir e abraçar as surpresas é diferente de evitá-las. Afinal, as surpresas não são necessariamente coisas ruins. Elas podem e devem ser exploradas de forma a descobrir novas oportunidades e mercados.
5- Princípio do Piloto de avião: Imagine uma viagem de avião, na qual o piloto (empreendedor) sabe o local que quer chegar, tem um objetivo específico e tem o controle de bordo, com um painel cheio de indicadores. Ele não irá prever se terá turbulência, ou se cairá uma chuva forte, mas ele conduzirá o avião (empresa) da melhor forma possível baseado nos dados que ele possui. Focar nas etapas do projeto e estar atento a tudo, seja ele no momento fácil ou difícil, assim poderá criar um futuro melhor para os seus sonhos.
Explicação: