busca por verbos irregulares y produzca 10 oraciones utilizando verbos en pretérito imperfecto irregulares
Respostas
Resposta:
Los verbos en español
Os verbos (los verbos) são o elemento fundamental das orações em espanhol. Toda oração tem necessariamente um verbo conjugado. Podemos defini-los de acordo com seu significado, sua função e sua forma. Segundo seu significado, o verbo é uma classe de palavras que expressa um evento, uma ação, um processo ou um estado. Quanto a sua função, o verbo ocupa o lugar de núcleo do predicado, razão pela qual um verbo apenas pode constituir uma oração. Em relação a sua forma, o verbo é uma palavra flexiva, formada por uma parte principal chamada de raiz e por partes variáveis chamadas de desinências.
Leia também: Perífrasis verbales – as locuções verbais em espanhol
As três conjugações do verbo em espanhol
Os verbos dividem-se em três grupos chamados de conjugações, que são identificadas mediante a terminação dos verbos em sua forma infinitiva, não conjugada. Cada uma das conjugações tem suas próprias flexões, mas, geralmente, a segunda e a terceira são bastante parecidas. A maioria dos verbos é de primeira conjugação, a qual, além disso, é a mais regular das três.
Não existe nenhuma razão baseada no significado de um verbo que determine que ele pertença a uma conjugação ou a outra. Os verbos criados por neologismo em espanhol são, em sua maioria, de primeira conjugação.
Vejamos quais são as três conjugações e alguns exemplos de verbos que se enquadram nessas conjugações:
Conjugação
Exemplos
1ª – AR
amar, hablar, bailar
2ª – ER
comer, beber, temer
3ª – IR
vivir, subir, partir
Pessoas verbais
Raiz verbal
Desinência de tempo/modo
Desinência de pessoa/número
yo
am–
o
tú
am–
a
s
él/ella/usted
am–
a
Ø
nosotros/nosotras
am–
a
mos
vosotros/vosotras
am–
á
is
ellos/ellas/ustedes
am–
a