Leia o trecho a seguir, que relata uma experiência em uma escola do Ceará: A Escola Municipal José de Moura, no distrito de Cachoeira, a 25 quilômetros de Maranguape, desenvolve a educação integral em iniciativa que envolve os moradores da comunidade, de 300 famílias. O projeto da comunidade educadora, iniciado em 2011, reúne 250 crianças e jovens matriculados na escola, da educação infantil ao nono ano do ensino fundamental. Na nova visão adotada pela instituição de ensino, todas as pessoas do convívio dos alunos são vistas como professores fora da sala de aula. ‘Cada um tem algo a ensinar’, explica a diretora, Sandra Regina Freitas Lima. Em visitas a hortas, por exemplo, o agricultor vira professor ao passar seus conhecimentos. ‘E assim também o idoso conta histórias e seus saberes, o motorista do transporte escolar, a merendeira, a família e tantos outros’, diz Sandra Regina. Cerca de 30 pessoas da comunidade participam das atividades da escola. De acordo com a diretora, os alunos, com essa prática educativa, acabam por receber uma formação humanística. ‘Eles aprendem a ouvir, a respeitar o meio ambiente e o outro’, diz. ‘Essa é a nossa concepção de educação integral: a criança e o jovem estão em formação não apenas na escola, mas na rua, em casa e na comunidade.’ Outro projeto inovador da escola é a criação de 12 turmas interativas, com os alunos do sexto ao nono ano, para pesquisas em grupo. Cada turma tem dez alunos. Todos os meses, um tema diferente deve ser pesquisado. ‘Esse projeto complementa o conteúdo e aproxima alunos de diferentes turmas, melhorando o convívio em toda a escola porque todos passam a se conhecer’, diz a diretora. Os professores entram em cena e dão suporte ao trabalho de pesquisa, com orientações aos alunos. ‘Essas turmas interativas funcionam bem e são bem produtivas porque vemos mais de perto a necessidade de cada aluno’, afirma a professora de matemática Maria Dejane Costa da Rocha. ‘Como eles estão engajados no projeto, ninguém fica disperso.’” Considerando este texto aqui exposto, escreva dois parágrafos explicando de que forma a organização curricular pode ser aliada das práticas interdisciplinares e dos temas transversais.
Respostas
respondido por:
0
A organização curricular é capaz de potencializar práticas interdisciplinares e temas transversais, a partir do momento em que o currículo é direcionado para este fim, o que deve ser considerado pela gestão educativa, de forma a trazer temáticas mais contemporâneas e importantes para os alunos.
Temas transversais e práticas interdisciplinares estimulam a consciência crítica dos alunos. Ao avaliar estes aspectos, junto com a realidade ao nosso redor, a gestão educacional deve ser capaz de inserir estas metodologias ativas na parte curricular.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás