• Matéria: Sociologia
  • Autor: celsosf10
  • Perguntado 9 anos atrás

ATD2 Questão 01 - Explique a afirmativa: segundo Keynes, não havia no sistema de mercado uma propriedade autocorretora para manter o capitalismo em crescimento. Diante dessa afirmativa, responda ainda: qual foi a proposta de Keynes para a superação da crise de 1929? (máximo de 8 linhas). Questão 02 - O inglês John Maynard Keynes foi um dos mais influentes economistas do século XX. Suas ideias intervencionistas chocaram-se com as doutrinas econômicas vigentes em sua época e estimularam a adoção de políticas intervencionistas do governo sobre o funcionamento da economia. Descreva resumidamente, os princípios fundamentais que norteiam a economia keynesiana.

Respostas

respondido por: marciaheg
0

a proposta keynesiana tem como ponto fundamental revisar as teorias liberais lançadas pelo teórico Adam Smith, principalmente, no que se refere às novas configurações assumidas pela economia capitalista. O principal responsável por tal exercício de revisão do liberalismo foi o economista britânico John Maynard Keynes, que em sua obra “Teoria Geral do Emprego, do Juro e do Dinheiro” estabeleceu os pontos fundamentais da teoria econômica que leva o seu nome.

Segundo o pensamento keynesiano, a premissa fundamental para se compreender uma economia encontrava-se na simples observação dos níveis de consumo e investimento do governo, das empresas e dos próprios consumidores. Partindo desse princípio, a doutrina keynesiana aponta que no momento em que as empresas tendem a investir menos, inicia-se todo um processo de retração econômica que abre portas para o estabelecimento de uma crise.


Perguntas similares