A globalização e o desenvolvimento de uma sociedade em rede propiciam modificações nas formas de codificação e transmissão da informação e no processo comunicativo, ampliando a disponibilidade de bens simbólicos a contextos diferentes e distantes. Tal processo reconfigura as relaçãos entre as pessoas com a informação. Tendo em vista essas transformações, assinale a alternativa que destaca os efeitos dessas mudanças na esfera pública. A. O volume de informações e conteúdo veiculados tem como efeito um anestesiamento dos indivíduos. B. O acesso a informações de diferentes lugares possibilita a constituição de uma forma de reflexividade e interação difereciada. C. O grande volume de conteúdo veiculado inibe a capacidade de conversão em conhecimento. D. A participação política e coletiva é limitada diante das várias informações veiculadas, paralisando o processo participativo. E. As pessoas se tornam passivas e expectadoras dos diversos eventos cotidianos veiculados pela mídia
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
B. O acesso a informações de diferentes lugares possibilita a constituição de uma forma de reflexividade e interação diferenciada.
A globalização da comunicação altera a relação tempo-espaço, possibilitando o acesso a conteúdos novos e diferentes, bem como a eventos e fatos que acontecem em contextos distintos no mundo. Esse processo permite que as pessoas discutam e avaliem essas situações em seu cotidiano a partir da interação com outros indivíduos, por meio das diferentes formas de relação em contexto de comunicação de massa. Por isso, a esfera pública se torna mediática, visto que a informação acessível aos indivíduos gera uma forma de participação ativa na esfera pública.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás