Respostas
Resposta:
A teoria ecológica e sistêmica de Bronfenbrenner apresenta possibilidades para o pesquisador analisar aspectos da pessoa em desenvolvimento, do contexto em que vive e dos processos interativos que influenciam o próprio desenvolvimento humano, em determinados períodos de tempo.
Resposta:
A teoria dos sistemas ecológicos (também chamada de desenvolvimento no contexto ou teoria da ecologia humana ) foi desenvolvida por Urie Bronfenbrenner . Ele oferece uma estrutura através da qual os psicólogos examinam as relações dos indivíduos nas comunidades e na sociedade em geral.
Explicação:
A teoria também é comumente referida como a estrutura ecológica / de sistemas. Ele identifica cinco sistemas ambientais com os quais um indivíduo interage.
Microssistema: refere-se às instituições e grupos que mais imediata e diretamente impactam o desenvolvimento da criança, incluindo: família, escola, instituições religiosas, vizinhança e colegas .
Mesossistema: Consiste em interconexões entre os microssistemas, por exemplo, entre a família e os professores ou entre os pares da criança e a família.
Exossistema: Envolve links entre ambientes sociais que não envolvem a criança. Por exemplo, a experiência de uma criança em casa pode ser influenciada pelas experiências de seus pais no trabalho. Um pai ou mãe pode receber uma promoção que exija mais viagens, o que, por sua vez, aumenta o conflito com o outro pai, resultando em alterações nos seus padrões de interação com o filho.
Macrossistema: descreve a cultura abrangente que influencia o filho em desenvolvimento, bem como os microssistemas e mesossistemas incorporados nessas culturas. Os contextos culturais podem diferir com base na localização geográfica, status socioeconômico, pobreza e etnia. Os membros de um grupo cultural geralmente compartilham uma identidade, herança e valores comuns. Os macrossistemas evoluem ao longo do tempo e de geração em geração.
Cronossistema: Consiste no padrão de eventos e transições ambientais ao longo da vida, bem como na mudança de circunstâncias sócio-históricas. Por exemplo, os pesquisadores descobriram que os efeitos negativos do divórcio nos filhos geralmente atingem o pico no primeiro ano após o divórcio. Dois anos após o divórcio, a interação familiar é menos caótica e mais estável. Um exemplo de mudança das circunstâncias sócio-históricas é o aumento de oportunidades para as mulheres seguirem uma carreira nos últimos trinta anos