• Matéria: Saúde
  • Autor: FlavioPessoa1234
  • Perguntado 3 anos atrás

No músculo cardíaco, o potencial de ação inicia a contração que origina-se espontaneamente nas células marca-passo do coração e se propaga para as células contráteis, através das junções comunicantes. Sobre esse assunto, marque a alternativa INCORRETA: As junções comunicantes nos discos intercalares conectam eletricamente as células musculares cardíacas umas às outras. As células marca-passo do coração estão concentradas em uma estrutura chamada nódulo sinoatrial, no átrio direito. As junções comunicantes permitem que as ondas de despolarização se espalhem rapidamente de célula a célula. A célula marca-passo também pode ser chamada de células autoexcitáveis. A fibra muscular cardíaca não necessita da entrada de cálcio proveniente do meio extracelular para que ocorra a contração.

Respostas

respondido por: Danas
16

As células marca-passo formam o nódulo sinoatrial, elas estão no fundo do átrio direito. Basicamente essas células iniciam a contração cardíaca dando inicio a sinapse elétrica entre as células do musculo cardíaco (alternativa A).

As células do coração possuem junções comunicantes para espalhar rapidamente o sinal elétrico iniciado no nódulo sinoatrial, formando um sincício funcional, por isso todas as células contraem ao mesmo tempo praticamente.

Espero ter ajudado!

respondido por: adrianarocha28anos
11

Resposta:

A alternativa pedida é a INCORRETA: ou seja a resposta é essa abaixo

RESPOSTA: A fibra muscular cardíaca não necessita da entrada de cálcio proveniente do meio extracelular para que ocorra a contração.

Explicação:

o músculo cardíaco precisa que abra os canais de sódio para liberar cálcio e assim ocorrer a contração do músculo cardíaco, (chamamos que ocorre o platô: em seguida sai cálcio entra sódio) e libera o potássio ocorrendo o relaxamento. e tudo se repete.

Atenção,: pelo amor de Deus, o marca-passo (nó sinoatrial) está no átrio direito sim, então está correta. A ALTERNATIVA PEDE A INCORRETA.

Perguntas similares