• Matéria: Contabilidade
  • Autor: flaviaruthes54
  • Perguntado 3 anos atrás

Conforme apresentado anteriormente, os três grupos de elementos patrimoniais evidenciados no balanço (Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido) podem ser observados de uma outra forma: Origens e aplicações de recursos. Nesse sentido, identifique o que representa a origem e o que representa a aplicação de recursos no Balanço Patrimonial. Em seguida, explique a diferença entre Capital de terceiros e Capital próprio, ambos relacionados a origem de recursos

Respostas

respondido por: dinhotaswolf
0

Resposta:

Origem e aplicação de recursos

É a variação do Capital Circulante Líquido (CCL) ocorrida entre dois períodos contábeis. Ou seja, a diferença entre o total do Ativo Circulante (AC) e o total do Passivo Circulante (PC).

CCL = AC - PC

Dessa forma, considera-se como "origem" de recurso o aumento do CCL e como "aplicação" de recurso a diminuição do CCL.

A diferença entre o Capital de Terceiro e o Capital Próprio

Os recursos do Capital de Terceiros provém de entidades externas (bancos, financeiras, etc.). Já os recursos de Capital Próprio derivam das vendas realizadas pela própria empresa, propriedade dos sócios e acionistas. Assim, a diferença consiste em que na utilização do Capital de Terceiros, uma vez paga a dívida essa relação acaba, enquanto que com o Capital Próprio a ligação permanece devido a ser um recurso advindos dos resultados obtidos pela própria empresa.

Espero ter ajudado.

respondido por: adrianoazevedo1008
0

Resposta:

Quando nos referimos às Origens e Aplicações de Recursos, temos de entender que se trata de uma análise, mais aproximada, justamente da palavra RECURSO, ou seja, dinheiro, capital, investimentos, isto é... seu manuseio.

Ainda sobre origem e aplicação de recursos, em se tratando de Balanço Patrimonial, à grosso modo, podemos dizer que o Ativo representa os bens e direitos da empresa, ou seja, onde foram aplicados todos os recursos disponíveis na empresa, do outro lado, há o Passivo e o Patrimônio Líquido, os quais, de forma conjunta, são os "financiadores" do Ativo. Se colocarmos numa fórmula numérica, ela poderia ser assim demonstrada:

Empresa Constituída:

ATIVO = PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Ativo = Bens e direitos da empresa

Passivo = Capital de terceiro que está financiando parte da empresa

Patrimônio Líquido = Capital Próprio (dos Sócios), que igualmente está financiando outra parte da empresa.

Quando nos referimos à origem do recurso, analisamos, ou queremos saber, sua procedência, ou seja, de onde o dinheiro veio, de quem é esse dinheiro, quem está financiando todos os "recursos" que pertencem à empresa, isto é, a empresa só conseguiu se consolidar, ou fazer alguns investimentos, justamente por ter alguém sustentando tais operações.

ORIGEM = Procedência dos recursos

Do outro lado, utilizando o método das partidas dobradas, há a aplicação desses recursos, ou seja, aqui, nos investimentos, vemos para onde o dinheiro foi, isto é, o destino do dinheiro, se ele simplesmente ficou em caixa, ou foi para o estoque, veículos, enfim, qual foi o destino do dinheiro,  literalmente podemos observar o que foi feito com o dinheiro, isto é, de onde o dinheiro veio (origem), para onde o dinheiro foi (aplicação).

APLICAÇÃO = Onde do recurso foi investido / alocado / aplicado

Abordando o assunto referente aos Capitais Próprio e de Terceiro, relembrando o que foi escrito acima, essas são as únicas duas fontes de ORIGEM do capital de uma empresa, ou seja, a empresa é constituída ou com Capital Próprio ou Capital de Terceiros.

Por Capital Próprio entende-se que seja o capital dos sócios, ou seja, uma ou mais pessoas decidem constituir uma empresa usando o próprio capital, ou seja, dinheiro, esse dinheiro que teve ORIGEM dos sócios foi APLICADO, por exemplo, no caixa da empresa e após a abertura de uma conta bancária, tal dinheiro foi depositado para, daí por diante, iniciarem os investimentos na constituição dos bens da empresa.

Já sobre o Capital de Terceiro, como o nome já sugere, é o capital utilizado que não pertence aos sócios e tal capita pode ser um empréstimo, um financiador, um investidor, um banco, um acionista, enfim, alguém que não seja o dono da empresa e que, de alguma forma, está financiando a constituição da empresa, tal capital pode ser percebido no Ativo, quando das aplicações em Estoque, Veículos, Móveis / Equipamentos, etc, todos adquiridos através de financiamentos.

Explicação:

Perguntas similares