Leia o texto a seguir:
O Brasil passou por um primeiro momento em que a educação estava entregue unicamente nas mãos da iniciativa confessional e privada, que ofereceu uma escola perfeitamente adequada às necessidades dos poucos que tinham a oportunidade de frequentá-la. Em seguida, houve uma forte intervenção do Estado que, pressionado pela população, expandiu as oportunidades educacionais, mas não considerou a necessidade de preparar as escolas para as consequências resultantes desse processo. Estamos vivendo hoje um momento diferente, um momento de busca de síntese entre qualidade e quantidade. É a vez da sociedade.
FONTE: GADOTTI, M.; ROMÃO, J. E. Escola cidadã: a hora da sociedade. In: GADOTTI, M; ROMÃO, J. E. (Org.). Autonomia da escola: princípios e propostas. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2004. (Guia escola cidadã, v. 1) p. 44.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. No que se refere à educação, a Constituição de 1988 estabeleceu como princípios básicos o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, o que garantiu à lei maior seu caráter democrático.
II. O Artigo 1º da Constituição de 1988 instituiu a Democracia Participativa, criando instrumentos que possibilitam ao povo exercer o poder indiretamente.
III. Uma educação orientada para a formação para a cidadania ativa requer que se estenda as políticas públicas de educação para outros contextos educativos que se desenvolvem fora do contexto escolar formal.
IV. A Constituição de 1988 e a LDBEN 9.394/96 abrem espaço para novos campos educativos, antes exclusivos à instituição escolar, e que fazem parte de um novo contexto no mundo globalizado.
É correto o que se afirma em:
Grupo de escolhas da pergunta
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
1, 3 e 4
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás