• Matéria: Filosofia
  • Autor: ryo1958
  • Perguntado 3 anos atrás

A Fenomenologia da Religião é um método de estudo que tem a intenção de se aproximar ao máximo às religiosidades existentes. Para isso, ela se utiliza da análise e da abordagem sob uma ótica religiosa dos problemas filosóficos, científicos e religiosos, mediante ​​​​​​​o uso de dados, testemunhos, documentos, fatos e conteúdos próprios da expressão de fé humana. Assim, ela pode explorar seus significados e seus sentidos para aquele que os expressa ou relata um determinado evento. Sendo assim, sua área de estudo é bem delimitada, buscando entender a intencionalidade por trás dos fenômenos religiosos que ocorrem em meio à sociedade. A Teologia e a Filosofia se utilizam dessa Fenomenologia para compreender seus objetos de estudo.

A partir do enunciado, assinale a alternativa que estabelece a diferença entre essas duas ciências.


A.
Ambas se utilizam da Fenomenologia da Religião como ferramenta para embasar e compreender suas teorias, porém a Teologia é uma ciência que utiliza a Revelação como fundamento racional em seu estudo e, portanto, os fenômenos são observados a partir do dado de fé. A Filosofia, por sua vez, busca compreender o fenômenos a partir da pura racionalidade, afastando-se da fé como um dado para análise.


B.
Ambas se utilizam da Fenomenologia da Religião como ferramenta para embasar e compreender suas teorias, porém a Teologia é uma ciência que utiliza a Revelação como fundamento racional em seu estudo e, portanto, os fenômenos são observados a partir do dado de fé. A Filosofia, por sua vez, busca compreender o fenômenos a partir da pura racionalidade, aproximando-se da fé como um dado para análise.


C.
Ambas se utilizam da Fenomenologia da Religião como ferramenta para embasar e compreender suas teorias, porém a Teologia é uma ciência que utiliza a pura razão como fundamento em seu estudo e, portanto, os fenômenos são observados a partir da racionalidade. A Filosofia, por sua vez, busca compreender o fenômenos a partir da pura racionalidade, afastando-se da fé como um dado para análise.


D.
Ambas se utilizam da Fenomenologia da Religião como ferramenta para embasar e compreender suas teorias e, portanto, ambas se utilizam tanto da razão quanto da fé para suas análises, diferenciando-se apenas pela análise dos dados fenomenológicos, uma vez que a Teologia entende os dados a partir do que é considerado Sagrado, enquanto a Filosofia estuda a partir dos dados gerados pela fé.


E.
Ambas se utilizam da Fenomenologia da Religião como ferramenta para embasar e compreender suas teorias, porém a Teologia é uma ciência que busca compreender o fenômenos a partir da pura racionalidade, afastando-se da fé como um dado para análise. A Filosofia, por sua vez, utiliza a Revelação como fundamento para o racional em seu estudo e, portanto, os fenômenos são observados a partir do dado de fé.

Respostas

respondido por: patriciaped2014
3

Resposta:

Letra A

 

Ambas se utilizam da Fenomenologia da Religião como ferramenta para embasar e compreender suas teorias, porém a Teologia é uma ciência que utiliza a Revelação como fundamento racional em seu estudo e, portanto, os fenômenos são observados a partir do dado de fé. A Filosofia, por sua vez, busca compreender o fenômenos a partir da pura racionalidade, afastando-se da fé como um dado para análise.

Explicação:

A Fenomenologia da Religião é parte crucial para a Teologia e para a Filosofia. A partir dela, são movimentadas análises racionais sobre os aspectos que envolvem a religiosidade. Utilizam-se testemunhos, documentos e fatos para se explorar os significados e os sentidos dos fenômenos religiosos expressos pelas pessoas. Para o estudo teológico, os fenômenos religiosos são gerados pela fé. Por isso, busca-se falar como Deus, a partir de sua relação com o ser humano, a qual é expressa pela Fenomenologia. Já a Filosofia busca encontrar os fenômenos religiosos como parte de seu estudo para compreender aquilo que fica além do perceptível fisicamente. Porém, diferente da Teologia, o estudo filosófico não prevê uma análise a partir da fé, mas a partir da racionalidade presente no ser humano.

respondido por: lenaanizia
1

Resposta:A. Ambas se utilizam da Fenomenologia da Religião como ferramenta para embasar e compreender suas teorias, porém a Teologia é uma ciência que utiliza a Revelação como fundamento racional em seu estudo e, portanto, os fenômenos são observados a partir do dado de fé. A Filosofia, por sua vez, busca compreender o fenômenos a partir da pura racionalidade, afastando-se da fé como um dado para análise.

Explicação:

Perguntas similares