A riqueza e a diversidade dos gêneros do discurso são infinitas porque são inesgotáveis as possibilidades da multiforme atividade humana e porque, em cada campo dessa atividade, é integral o repertorio de gênero do discurso, que cresce e se diferencia à medida que se desenvolve e se complexifica um determinado campo.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003 (adaptado).
Considerando essa afirmação e a utilização da teoria de gêneros para o ensino de produção textual, avalie as seguintes afirmações.
I. Os gêneros do discurso devem ser a base do ensino de produção textual porque são estáveis e fixos.
II. O ensino de produção textual baseado na teoria dos gêneros deve acompanhar as modificações na comunicação humana.
III. O contratempo para a teoria de gêneros é que ela impede o trabalho com unidades menores, o que dificulta o processo de ensino-aprendizagem especialmente nos níveis mais baixos de ensino.
IV. A teoria de gêneros textuais pode servir de base para as produções textuais uma vez que envolve não apenas a sintaxe e a morfologia, mas também a dimensão pragmático-discursiva da língua.
Respostas
respondido por:
4
Considerando a utilização da teoria de gêneros para o ensino de produção textual estão corretas as afirmações II e IV.
Os gêneros do discurso apresentam como características as variedades de temas que podem ser veiculados, além disso, são fundamentais para determinar os formatos que as produções textuais podem apresentar.
Para uma produção textual, se tem a necessidade de determinar seu gênero do discurso, para que assim, os objetivos e finalidades do texto sejam alcançadas. Entretanto, os gêneros de discurso não são necessariamente estáveis, e podem ser utilizados em unidades menores.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás