O sistema nervoso é composto por células nervosas conhecidas como neurônios, e por células glia, que dão suporte, nutrem e protegem as primeiras. Cada neurônio consiste de um corpo celular com projeções dendríticas, que possibilitam a condução de estímulos elétricos para o neurônio, e um axônio, que transmite estes impulsos para longe do corpo celular. Frequentemente os axônios são revestidos por substância gordurosa conhecida como mielina. Assinale a afirmativa correta sobre a bainha de mielina.
Respostas
A bainha de mielina é uma camada de gordura que reveste os axônios, ela oferece proteção aos axônios e também é muito importante para acelerar a velocidade com que os potenciais de ação transitam pelo axônio.
A bainha de mielina recobre o axônio de forma espaçada deixando pequenos espaços descobertos, são justamente nesses espaços que ocorrem os impulsos saltatórios que permitem o potencial de ação se mover em velocidade elevada pelo axônio, tornando assim a resposta nervosa mais tempestiva.
A bainha de mielina dá um aspecto esbranquiçado aos axônios, por isso a substância branca é esbranquiçada.
Resposta:
a bainha de mielina é representada pelos oligodendrócitos no sistema nervoso central que além de aumentar a velocidade de condução também participa na nutrição neuronal
Explicação: