1-Cite três pontos em comum entre o poema “Poética” e o que você estudou sobre as vanguarda europeias.
2-Transcreva um verso no qual Manuel Bandeira defende o uso de uma linguagem mais popular, menos elitista.
3-O poema critica um movimento poético caracterizado pela linguagem clássica e pelo formalismo exagerado. Que movimento é esse?
4-Segundo Bandeira, qual deve ser a palavra de ordem da arte moderna?
5-Na sua interpretação as expressões “Sifilítico” e “co-senos” são palavras
poéticas? O que seria uma “palavra poética”?
Respostas
1) As vanguardas europeias foram movimentos artísticos que ocorreram na Europa no início do século XX e que influenciaram todo o mundo. Buscando mudar o sentido do que era visto como arte, os artistas da vanguarda europeia romperam com as tendências anteriores e promoveram técnicas que desencadearam no surgimento da arte moderna. O poema “Poética” carrega uma crítica de que o Lirismo deve sofrer mudanças, descrevendo suas insatisfações.
2) Ao analisar o poema, nas estrofes cinco, seis e sete, "Estou farto do lirismo que pára e vai averiguar no dicionário o / cunho vernáculo de um vocábulo/ Abaixo os puristas." faz uma crítica de que é mais importante o poema ser corretamente escrito. Com isso, apoia uma linguagem mais popular.
3) O Parnasianismo é um movimento com forte interesse pela cultura greco-latina. Apresenta Linguagem objetiva, em oposição à linguagem mais subjetiva do romantismo; Predomínio de vocabulários e estrutura sintática cultos; Busca pelo equilíbrio formal e predileção pelo soneto.
4) "O lirismo difícil e pungente dos bêbedos O lirismo dos clowns de Shakespeare"
5) Sim, pois uma palavra é poética quando provoca em quem a emprega uma ação ética. A sintaxe gramatical dilui o vigor da palavra, em geral, na proposição. A sintaxe poética concentra seu vigor na palavra.
Espero ter ajudado, bons estudos! <3