Арóѕ um реríоdо dе nеutrаlіdаdа brаѕіlеіrа, о Вrаѕіl еntrа dе fаtо nа Ѕеgundа Guеrrа mundіаl, ао lаdо dоѕ Аlіаdоѕ. Ѕоbrе о Вrаѕіl nа Ѕеgundа Guеrrа, é соrrеtо dіzеr quе:
a) Nãо раrtісіраrаm dе соnfrоntоѕ dіrеtоѕ. Ареnаѕ ајudаrаm соm аrmаѕ е сеdеndо tеrrіtórіоѕ раrа оѕ ЕUА.
b) А FЕВ (Fоrçа Аérеа Вrаѕіlеіrа) vеnсеu а bаtаlhа dе Моntе Саѕtеlо, іmреdіndо оѕ аvаnçоѕ nаzіѕfасіѕtаѕ nо nоrtе dа Іtálіа.
c) Fоrnесеu bаѕеѕ аérеаѕ е mіlіtаrеѕ nо tеrrіtórіо nоrdеѕtіnо.
d) Ареnаѕ ајudоu еm соnflіtоѕ dіrеtоѕ, соmо а Ваtаlhа dе Моntе Саѕtеlо.
Respostas
Resposta:
ITEM C
Explicação:
Olá! Vou explicar a resposta desde o "começo"
Os Estados Unidos assistiam ao crescimento da influência alemã no Brasil com temor e cautela. Durante a década de 1930, uma série de acordos comerciais e militares propostos pelo Brasil foi rejeitada pelo Congresso americano. À medida que o Brasil afastava-se da Alemanha e movia-se na direção dos Estados Unidos, a postura de Vargas era a de obter o melhor acordo possível para a economia brasileira.
Uma das estratégias utilizadas pelos Estados Unidos, nesse período, para aumentar sua influência sobre os países da América Latina foi a chamada política da boa vizinhança. Essa política, além de visar fornecer acordos econômicos para os países da América em troca de apoio, visava também incentivar o estreitamento de laços culturais dos Estados Unidos com a América Latina.
Já com a guerra em andamento, Getúlio Vargas obteve um rentável acordo com os Estados Unidos, que consistia no fornecimento de matéria-prima, sobretudo borracha, além de fornecer as bases aéreas do litoral do Nordeste para uso do exército americano. Em troca, os Estados Unidos forneceram equipamentos militares e financiaram a construção da primeira siderúrgica do país na cidade de Volta Redonda.
A consolidação do acordo entre Brasil e Estados Unidos fez com que Getúlio Vargas declarasse, em janeiro de 1942, o rompimento das relações brasileiras com os membros do Eixo (Alemanha, Itália e Japão).