Respostas
Resposta:
ANTIGA
- do século VIaC até VIdC -
Foi a era dos pré-socráticos, os filósofos da natureza, os Atomistas, os sofistas, de Pitágoras, Sócrates, Platão, Aristóteles, Plotino etc. Esses filósofos simplesmente construíram toda a estrutura de nosso conhecimento. Tudo o que temos hoje deve-se ao progresso promovido pelos gregos antigos, ainda que grande parte dele tenha permanecido adormecido por mil anos. No princípio, o maior objeto de reflexão foi a Natureza, mas aos poucos diversas outras preocupações foram surgindo.
MEDIEVAL
- do século IIdC até XVdC -
A era da Filosofia Cristã, da Teologia Revelada, da tradição escolástica. A preocupação principal dos filósofos se centrou na Revelação Divina, embora tenha havido também muito desenvolvimento na lógica, retórica e dialética. Alguns deles foram canonizados, como Santo Agostinho e Santo Anselmo. Outros começariam a pavimentar os fundamentos da ciência, como Guilherme de Occam. Em paralelo, no Oriente Médio, houve um imenso avanço em áreas mais técnicas, como matemática, astronomia e química, também fundindo a tradição muçulmana com a aristotélica, resultando num legado que posteriormente viria a ser incorporado ao ocidente, especialmente por São Tomás de Aquino.
MODERNA
- do século XVIIaC até XIXdC -
Surge junto com o Renascimento e o despertar científico, que recupera parte da sabedoria da Grécia Antiga. O Racionalismo Cartesiano, o Empirismo, o retorno do Ceticismo e muitos outros movimentos deram impulso a Ciência. Descartes imortalizou o "Penso Logo Existo" como um ponto de partida para a construção de um conhecimento seguro. Hume fundamenta o empirismo e Kant consolifa a Espistemologia. Adam Smith lanças as bases do Liberalismo Econômico, e Karl Marx aprofunda as ideologias socialistas. O enfoque de aí em diante se centrou na sociedade, no Ser Humano e suas possibilidades de conhecimento.
Explicação: