• Matéria: História
  • Autor: flaviapereira
  • Perguntado 3 anos atrás

“ DOCE DE ABÓBORA É BOM. Porém, de jerimum é melhor. A diferença tá na pitada cultural. Tendo em vista a construção da idéia de nação no Brasil, o argumento da personagem expressa a afirmação da identidade regional. Sobre essa afirmativa disserte sobre: a) o que é a identidade regional, b) o que é o multiculturalismo global e c) discussão sobre o separatismo, d) ressurgimento do fundamentalismo. Disserte sobre.

Respostas

respondido por: jobeckerf
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Resposta:

Explicação:

Item (A) – A identidade regional é tudo que agrega seu regionalismo,

características de cada povoado, da região de onde se vive, costumes, comidas típicas, roupas que caracterizam suas regiões e modo de vida, dialetos próprios que são incorporados ao seu idioma, sotaques, inclusive com formas de escrever e falar sobre alguns objetos e diversos sinônimos, arte, dança, música, heranças da colonização da região, influenciada dos povos que ali passaram e colonizarão.

Item (B) – O multiculturalismo é a relação de várias culturas em um mesmo

ambiente. É um fenômeno social que pode ser relacionado com a globalização e as sociedades, o multiculturalismo também pode ser chamado de pluralismo cultural, é um conceito da sociologia aplicado aos estudos em ciências sociais, entre eles os conservadores, os liberais, de esquerda, critico.

Item (C) – São conceitos de autoafirmação, acreditando na autonomia, e tem suas motivações em diversas formas, podendo ser religiosas, políticas, culturais, econômicas, e inclusive para expansão territorial, busca impor seus costumes, e seu regionalismo a todos como sendo uma única verdade.

Item (D) – O fundamentalismo representa um poder fortemente organizado, com doutrinas estratégicas, a exemplo da teologia da prosperidade, que prega um individualismo capitalista, profundamente patriarcal e racista, com a ideia de que toda a riqueza é reservada aos fiéis por Deus, também tem por características achar que a salvação o tão sonhado céu é apenas deles e que não a forma alguma de se chegar a Deus se não por eles, como que de forma irônica eles fossem o pedágio que conduz a salvação, sem contar a imposição não generalizada do uso e costumes retrógrados impostos por alguns grupos, que acabam a determinar e controlar as ações humana, os robotizando, limitando a um único pensamento, tornando-se pessoas hostis e julgadoras da sociedade e do comportamento das pessoas fora da bolha que o fundamentalismo quer os aprisiona.

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